Torcedores – Notícias Esportivas

Times do Brasil de olhos em atletas do futebol chinês

Até pouco tempo, a nação com maior população mundial, ignorava o futebol, enquanto seus vizinhos Japão e Coreia do Sul investiam, tendo até jogadores que estão no mercado europeu, a China começou a investir pesado, com intuito de crescer no esporte mais popular do mundo, técnicos como Luxemburgo e Felipão já se aventuraram no país, jogadores de destaque como: Robinho e Ralf jogaram na nação asiática, mas, hoje voltaram ao Brasil; assim como Jadson que está no time do Parque São Jorge novamente; Paulinho que pertence ao Barcelona voltou à China como empréstimo; Renato Augusto (ex Flamengo e Corinthians) está se destacando no Beijing, ele que teve uma proposta irrecusável e, desde 2016 está no país, outro jogador que parece ter abraçado a China, foi o boliviano Marcelo Moreno, campeão brasileiro no Cruzeiro, ele que possui cidadania brasileira, atuando na segunda divisão local. Veja quem são os brasileiros que estão com os contratos para ser terminados, ou aqueles que desejaram voltar ao país, segundo conspirações. Além do limite de jogadores, que o futebol chines acabaram de impor.

Adriano Coelho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Youtube

Ricardo Goulart, meia de 26 anos começou a carreira no Santo André, brilhou no Cruzeiro sendo bi campeão brasileiro, foi o craque do campeonato em 2014, está na China desde 2015, atuando pelo Guangzhou, segundo informações o Palmeiras tem interesse no jogador, que já manifestou o desejo de voltar.

Diego Tardelli de 32 anos venceu a libertadores pelo São Paulo e no Atlético/MG, teve boa passagem pelo Flamengo, foi campeão holandês pelo PSV, se aventurou pela Rússia e Catar, ganhou a bola de prata pela revista Placar três vezes, atua no Shandoug, chegou afirmar que está feliz na China, ele que sempre teve a fama de boêmio.

Aloisio atacante de 29 anos, foi apelidado de boi bandido, começou no Grêmio, teve uma passagem pela Suíça, foi artilheiro no campeonato catarinense pelo Figueirense, está em seu terceiro time chinês, hoje disputa a terceira divisão do país, jogou também no São Paulo.

Muriqui de 31 anos, em 2011 foi o jogador do ano na China, chegou a marcar 77 gols pelo Guangzhou, hoje atua no Merzhou, não teve títulos de destaque no Brasil, onde já jogou no Vasco, Avaí, Paysandu e Vitória, desde 2010 foi se aventurar na Ásia, jogando em três times chineses, dois japoneses e um do Catar.

Alexandre Pato de 28 anos joga no Tianjin, para muitos, se esperava mais dele como jogador, onde teve passagens de destaque no Internacional e Milan/ITA, sem muito sucesso no Corinthians, foi discreto pelo São Paulo, jogou no Villareal/ESP, pelo time chinês já marcou 36 gols, foi prejudicado pelas lesões durante a carreira, disputou duas Olimpíadas pelo Brasil em 2008 e 2012, ganhou títulos importantes na carreira, tanto nos clubes que jogou, como pela seleção brasileira.

Oscar meia de 26 anos, joga pelo Shanghai, atuou no São Paulo, Internacional, Chelsea/ING e está na China desde 2017, disputou as Olimpíadas de 2012 e Copa do Mundo de 2014, foi campeão em todos os times que jogou, além de fazer parte da seleção dos melhores da Copa de 2014.

Hulk 32 anos, Shanguai desde 2016, começou no Vitoria, passou por três times no Japão, jogou também no Porto/POR e Zenit/RUS. Já foi campeão russo e chinês, artilheiro no campeonato português e, da segunda divisão do Japão, pela seleção brasileira venceu a Copa das Confederações em 2013. Confessou que é palmeirense.

Hernanes de 33 anos o meia foi ídolo no São Paulo, onde voltou a atuar em 2017 como empréstimo, na Itália jogou na Inter, Juventus e Lazio, o profeta como é conhecido, disputou os jogos olímpicos em 2008. Campeão brasileiro pelo São Paulo duas vezes e, italiano pela Juventus. No ano de 2008 ganhou o melhor jogador do campeonato brasileiro, esse feito se repetiu em 2013 no campeonato italiano. Um jogador completo.

Outros que estão na China: Ramires 30 anos (Jiangsu) ex Cruzeiro, Elkson 28 anos (Shanghai) ex Botafogo, Gil 30 anos (Shardong) ex Corinthians, Alan Kardec 28 anos (Chongqing) ex São Paulo, Junior Urso 28 anos (Guangzhou) ex Atlético/MG, Fernandinho 24 anos (Chongqing) ex Flamengo.

Nas três divisões chinesas atuam jogadores brasileiros, muitos desconhecidos para a maioria do povo brasileiro, os salários muito alto, atraem os atletas, mas, muitos resolvem voltar pela falta de exposição, ou pelo ainda baixo nível do futebol chinês.