Brasileiros da Libertadores somam mais de 35 milhões de seguidores no Facebook

O Facebook é a principal novidade dos direitos de transmissão da Libertadores a partir de 2019. A rede social adquiriu um pacote para exibir as partidas realizadas às quintas-feiras na principal competição de clubes da América do Sul. De acordo com a tabela divulgada pela Conmebol na penúltima semana do ano, seis partidas de brasileiros já estão garantidas na lista de jogos exclusivos da plataforma na próxima edição. Serão dois jogos do Athletico Paranaense, um do Palmeiras, um do Flamengo, um do Cruzeiro e outro do Grêmio.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Divulgação/site oficial Conmebol

Somando esses times a Internacional, São Paulo e Atlético-MG, clubes que ainda não têm duelos com transmissão do Facebook, a base de seguidores na rede social dos oito representantes brasileiros na Libertadores é de 35,2 milhões de pessoas. Os dados são de um levantamento do Ibope/Repucom, divulgado no fim de 2018.

O Flamengo é o clube com maior torcida na rede social, com mais de 11,5 milhões de curtidas. O Tricolor paulista aparece na segunda posição dentre os participantes brasileiros da Libertadores 2019, com quase 6,7 milhões de seguidores. O Palmeiras é o terceiro, com pouco mais de 4,3 milhões.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG estão praticamente empatados, todos entre 3 e 3,1 milhões de inscritos em suas páginas oficiais do Facebook. O Internacional possui quase 2,5 milhões. O Athletico Paranaense tem mais de 935 mil. A base total de assinantes de TV por assinatura em outubro de 2018, segundo a Anatel, era de 17,7 milhões de pessoas. A quantidade de contratos de banda larga fixa no Brasil em fevereiro deste ano, também em dados da Anatel, era de 29,8 milhões.

Ainda não há definição por parte do Facebook a respeito das páginas que serão usadas para a exibição dos jogos da Libertadores. Na Champions League, a rede social fez uma parceria com a Turner e está usando a página oficial do Esporte Interativo, além da equipe de narração, comentários e reportagens, para mostrar as partidas do torneio europeu. Na competição sul-americana, esse expediente não deverá ser mantido.

De acordo com o UOL Esporte, a intenção da empresa de Mark Zuckerberg até foi repetir o esquema com o Esporte Interativo, mas a Fox teria batido o pé, pedindo que fosse usada sua equipe de transmissão e página na rede social, já que a emissora é a principal detentora dos direitos em TV por assinatura na Libertadores, assim como o EI na Champions League. A partir disso, o Facebook teria resolvido contratar equipe própria.

Jogos dos brasileiros na Libertadores 2019 com transmissão exclusiva do Facebook: 

Huracán-ARG x Cruzeiro
Athletico Paranaense x Jorge Wilstermann-BOL
Universidad Católica-CHI x Grêmio
Flamengo x San Jose-BOL
Vencedor do jogo 2 da fase preliminar x Palmeiras
Boca Juniors-ARG x Athletico Paranaense

LEIA MAIS
COMO AS MUDANÇAS NOS DIREITOS DE TV VÃO AFETAR A SUA VIDA NO FUTEBOL EM 2019