Grupo de pesquisa solicita artigos para e-book sobre futebol feminino

O grupo de pesquisa “Gênero, Mídia e Esportes”, do OBMIDIA da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está abrindo chamada de envio de artigos para a produção do e-book “Elas em campo – olhares sobre o futebol feminino”, organizado por Cecília Almeida (UniFBV/UniNabuco), Soraya Barreto (UFPE) e Larissa Brainer (love.fútbol).

Gustavo Militão
Jornalista de Recife-PE, apaixonado por esportes.

Crédito: Divulgação/Facebook

Vem se percebendo o aumento do debate sobre a representatividade feminina no esporte, especialmente em modalidades dominadas pela prática por homens, como o futebol. A resistência aos investimentos, divulgação e ao estímulo da prática por mulheres é ainda uma barreira a ser superada. Principalmente com relação aos aspectos de gestão e desenvolvimento do futebol feminino.

Entretanto, mudanças estão surgindo para melhor. Muito graças ao surgimento de novas ferramentas de divulgação, principalmente através da Internet. O que vem permitindo ampliar o público alvo deste esporte, cada vez mais disposto a consumir notícias e acompanhar os campeonatos que vem sendo realizados. Um fenômeno que começa a chamar a atenção de grandes meios de comunicação. Tornando o futebol feminino um interessante objeto de estudo acadêmico, com projetos que visam aprofundar este olhar em relação ao jogo.

O e-book buscará reunir artigos acadêmicos e relatos de experiência que se debruçam sobre o desenvolvimento e a visibilidade do futebol jogado pelas mulheres no Brasil e também no mundo.

Várias perspectivas em relação ao futebol feminino serão debatidas na publicação, como:

– Mídia e representação do futebol feminino
– Representatividade feminina na mídia esportiva
– Culturas de fãs, torcedoras na arquibancada e torcida de futebol feminino
– Intolerâncias, discriminação e discurso de ódio
– Mídias alternativas e iniciativas de promoção do futebol de mulheres no Brasil
– Memória do Futebol Feminino no Brasil
– Gestão esportiva e infraestrutura
– Impactos da prática do futebol para meninas e mulheres
– Futebol como plataforma para a equidade de gênero
– Experiências comparadas de futebol feminino no Brasil e no mundo
– Políticas públicas e ações afirmativas para fortalecer o futebol feminino
– Mulheres no futebol masculino – arquibancadas, gestão, arbitragem e cobertura midiática.

Para quem deseja colaborar, os artigos enviados ao projeto devem ser resultado de pesquisas científicas, estudos de caso e/ou relatos de experiências, no intuito de aproximar as perspectivas de quem estuda e de quem vive o futebol feminino no país.

Os textos devem ser escritos em português, contendo título; breve biografia do(a) autor(a) com até 100 palavras; resumo (até 200 palavras); e palavras-chave (entre 3 e 5). O corpo do artigo deve ter até 8 mil palavras ou 20 páginas, incluindo referências, que devem estar no sistema autor/data ABNT.

Os artigos submetidos devem ser originais e preferencialmente inéditos – aceita-se artigos que tenham sido publicados anteriormente em anais de congresso, desde que o texto tenha sofrido modificações, porém sendo necessário informar na nota de rodapé.

Quem quiser colaborar com o projeto “Elas em campo – olhares sobre o futebol feminino”, deve enviar seu artigo para o seguinte endereço eletrônico: livrofutebolfeminino@gmail.com.

Confira o cronograma completo de prazos:

Data limite para envio de artigos: de 15 de janeiro de 2019
Divulgação dos aceites: 1 de fevereiro de 2019
Envio de textos revisados: 1 de março de 2019
Editoração dos textos: abril de 2019

O lançamento do e-book está previsto para junho de 2019.

LEIA MAIS: Norueguesa eleita a melhor do mundo é recebida com festa no estádio do Lyon