Home Futebol Opinião: sem Pelé, Santos fez o melhor jogo da história do Mundial de Clubes

Opinião: sem Pelé, Santos fez o melhor jogo da história do Mundial de Clubes

O Santos, na noite do dia 16 de novembro de 1963, conquistava o Mundial de Clubes pela segunda vez. Em pleno o estádio do Maracanã, o peixe derrotou o Milan. Uma coisa curiosa, Pelé não estava na partida.

Mateus Claudino
Colaborador do Torcedores.com.

Site oficial do Santos FC

O Santos já havia conquistado o Mundial de Clubes de 1962, em cima do Benfica de Eusébio. A equipe conquistou a Libertadores de 1963, sendo assim, conquistou o direito de representar a América do Sul no Mundial de Clubes, chamado de Copa Intercontinental na época.

Milan, adversário do peixe, garantiu sua vaga após ser campeão da Liga dos Campeões da Europa de 1962/1963. A equipe italiana foi campeã justamente em cima do Benfica. Depois do Real Madrid de Puskas e Di Stéfano, o Milan foi a melhor equipe da Europa na época.

PUBLICIDADE

Milan 4 x 2 Santos – primeiro jogo

A Copa Intercontinental, até 1979, era disputada em dois jogo. Uma terceira partida seria realizada em caso de empate no placar agregado. No primeiro jogo, disputado no estádio San Siro, na Itália, o Santos foi péssimo dentro de campo. Digo que, depois da derrota para o Cruzeiro em 1966, foi a partida mais difícil da equipe brasileira na década de 1960.

O Milan derrotou o Santos por 4 a 2. Os gols da equipe de Milão foram marcados por Trapottoni, Amarildo (Campeão mundial em 1962) fez dois e Mora fechou o Placar. Pelé fez os gols da equipe santista.

PUBLICIDADE

Aliás, Amarildo não era o único brasileiro campeão mundial no elenco do Milan, Mazzola (Campeão mundial em 1958) também fazia parte desta grande equipe.

Santos 4 x 2 Milan – segundo jogo

A segunda partida aconteceu no estádio do Maracanã. O Santos era a equipe, fora do Rio de Janeiro, preferida pelos cariocas. Imaginem torcedores de Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e das demais equipe cariocas torcendo juntos pela melhor equipe de todos os tempos, que foi o Santos de Pelé.

Uma notícia abalou o Santos. O rei do futebol não jogaria a partida, por motivo de lesão. A imprensa brasileira já não dava mais o Santos como favorito na conquista do título mundial.

Como aconteceu em Milão, a equipe santista fez um primeiro tempo horroroso. Mazzola e Mora fizeram Milan 2 a 0. A torcida brasileira não acreditava no que estava acontecendo.

PUBLICIDADE

No segundo tempo, meu Deus! o milagre aconteceu. Os brasileiros presentes no templo do futebol não assistiram apenas uma partida de futebol, mas sim um verdadeiro “show da Broadway”.

Fica ainda mais bonito escutar os gols da virada santista na voz de Fiori Giglioti, o melhor narrador do rádio esportivo de todos os tempos.

Pepe, o terceiro melhor cobrador de faltas de todos tempos do futebol brasileiro, fez dois gols. Almir e Lima fizeram os outros dois.

Santos 1 x 0 Milan – terceira partida

A partida de desempate também aconteceu no Maracanã. O jogo foi muito difícil, Pelé ainda não estava com condições para jogar.

PUBLICIDADE

O peixe, desfalcado,teve muitas dificuldades para vencer o Milan, mas conseguiu. Aos 31 minutos da primeira etapa, Dalmo fez de pênalti e garantiu a vitória santista, 1 a 0. No Rio de Janeiro, para 120 mil pessoas, o Santos conquistou seu segundo título mundial.

LEIA MAIS:

Opinião: Santos conquistou a Libertadores com um futebol encantador