Proteção: prevenção contra HPV começa na infância; saiba quais são as vacinas nesta faixa etária

A prevenção contra o HPV (sigla em inglês para o Papilomavírus humano) vai muito além de apenas utilizar preservativo durante o ato sexual, já que a doença é sexualmente transmissível. A vacinação contra o vírus é a forma mais segura e eficaz de se proteger contra a doença e começa logo na juventude.

Conteúdo patrocinado
Colaborador do Torcedores

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

O público-alvo da vacinação contra o HPV são meninos e meninas. Elas devem receber as doses da vacina quadrivalente entre 9 e 14 anos de idade. Para os meninos, a prevenção começa um pouco mais tarde: entre os 11 e 14. Para todos, são duas doses, que devem ser aplicadas com seis meses de intervalo. Só assim a pessoa estará completamente imunizada e segura contra o HPV.

A vacina contra o HPV é gratuita e é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país durante todo o ano. Vale lembrar que a vacinação é segura e muito raramente causa efeitos adversos – quando acontecem, são leves e passageiros, sem riscos.

Para se vacinar, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde ou posto de saúde mais próximo, com a caderneta de vacinação em mãos. Adolescentes não precisam estar acompanhados dos pais e não há necessidade, também, de portar autorização por escrito. A falta do cartão de vacinação não é impeditivo para que o adolescente seja vacinado e se proteja contra o HPV – em casos assim, um novo cartão é feito na hora.

O HPV é uma doença que causa lesões nas mucosas oral, genital e anal e também na pele de homens e mulheres. Em casos mais extremos, dependendo do tipo de vírus, pode causar até câncer. Os sintomas podem demorar a surgir e podem, até mesmo, serem invisíveis a olho nu. Por isso, a vacinação é fundamental para se proteger do vírus.

Descubra como todos os esportistas devem se proteger. Clique aqui e saiba mais.

LEIA MAIS:
Proteção: saiba o que é o HPV e como evitar a doença
Proteção: tudo o que você precisa saber sobre vacinação contra HPV