Proteção: saiba o que é o HPV e como evitar a doença

Muita gente não conhece, mas o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é uma doença que é realidade para muitas pessoas. Mas você sabe, mesmo, o que é o HPV, quais são os sintomas e, principalmente, como evitar? A gente te explica.

Conteúdo patrocinado
Colaborador do Torcedores

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

Como o próprio nome diz, o HPV é uma doença sexualmente transmissível que atinge homens e mulheres. O vírus infecta as mucosas da região oral, genital e do ânus. Em certos casos, pode causar câncer.

E os sintomas? O HPV é uma doença “traiçoeira”. Para a maioria das pessoas infectadas com o vírus, os sintomas não são aparentes. E, quando aparecem, os sintomas podem demorar anos para se manifestar.

Quando aparentes, os sinais mais claros de HPV são verrugas nas regiões anal e genital – conhecidas popularmente como “crista de galo”, “figueira” ou “cavalo de crista”. Essas verrugas costumam coçar e são mais comuns quando o HPV não é de tipo cancerígeno. As lesões na pele podem surgir de dois a oito meses após o contágio. Em alguns casos, pode levar até 20 anos.

Os tipos de HPV com mais incidências de câncer são os mais invisíveis a olho nu, e quando surgem os sintomas, a doença já está em estado avançado.

Para evitar a doença, o meio mais seguro é a vacinação. Distribuída de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina é indicada para meninas entre 9 e 14 anos, meninos entre 11 e 14 anos, pessoas que se submeteram a transplantes entre 9 e 26 anos e, também, portadores de HIV.

Exames preventivos de HPV e uso do preservativo durante o ato sexual são outras formas importantes de prevenção.

Descubra como todos os esportistas devem se proteger. Clique aqui e saiba mais.