Proteção: Você sabia? Vacina contra HPV também protege contra o câncer

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus humano) é uma doença séria que não pode ser subestimada. Além de verrugas em áreas do corpo como ânus, regiões genitais, o vírus pode causar até mesmo câncer no colo do útero. Para se proteger da doença, inclusive do risco do câncer, o meio de proteção mais eficaz é a vacinação.

Conteúdo patrocinado
Colaborador do Torcedores

Crédito: Rodrigo Nunes/MS

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente a vacina quadrivalente, que protege contra o HPV dos tipos 6 e 11, que causam verrugas nas regiões genitais e no ânus, e contra o HPV dos tipos 16 e 18 – estes, de alto risco, que causam câncer no colo do útero. Para se vacinar, basta ir até a Unidade Básica de Saúde ou posto de saúde mais próximo munido da caderneta de vacinação.

Para evitar o HPV – e, consequentemente, diminuir o risco de câncer -, a vacinação é importantíssima. O público-alvo da vacinação contra o HPV são meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. Esses jovens devem receber duas doses da vacina, com seis meses de intervalo entre elas, para ficarem totalmente protegidos da doença.

Mulheres portadoras de HIV entre 9 e 26 também devem se vacinar contra o HPV. Para elas, são oferecidas três doses, sendo que é necessário um intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a segunda e a terceira.

Sempre é bom lembrar que a vacina contra o HPV é segura e os efeitos colaterais, quando acontecem, são leves. Além disso, a dose pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas – o único cuidado nesse caso é que os locais de aplicação das doses no corpo devem ser diferentes.

Descubra como todos os esportistas devem se proteger. Clique aqui e saiba mais.

LEIA MAIS:
Proteção: saiba o que é o HPV e como evitar a doença
Proteção: tudo o que você precisa saber sobre vacinação contra HPV
Proteção: prevenção contra HPV começa na infância; saiba quais são as vacinas nesta faixa etária
Proteção: Mulheres portadoras de HIV têm esquema diferenciado de vacinação contra HPV; saiba mais