Twitch bate recordes em 2018; confira os números e games mais assistidos no ano

A plataforma social de vídeos Twitch realizou na última sexta-feira (14) a transmissão do Twitch Holiday Spectacular, uma edição especial do Twitch Weekly com convidados da comunidade e que destacou grandes momentos e marcos de 2018. O ano ficou marcado pelos recordes batidos na plataforma.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: Reprodução: Twitch

“Adoramos celebrar a comunidade e suas conquistas. Foi a dedicação e paixão dos fãs que fizeram com que 2018 tenha sido um ano recorde na Twitch”, afirma Kate Jhaveri, Diretora de Marketing da Twitch. “Nosso papel é apoiar todos que ajudam a criar o entretenimento ao vivo, interativo e compartilhado que torna a plataforma única. Manteremos esse foco em 2019 com mais ferramentas, oportunidades e experiências para garantir que a comunidade continue a prosperar.”

O ano de 2018 teve um marco especial para os streamers da Twitch, com enormes saltos em termos de criadores de conteúdo que monetizam seus canais, além de mais tempo gasto pela comunidade os assistindo.

Audiência da Twitch em 2018

O número de streamers Parceiros e Afiliados que podem gerar receita na Twitch cresceu mais de 86% de 2017 a 2018. Isso inclui mais de 248 mil criadores que ganharam status de Afiliado e mais de 7,8 mil que se tornaram Parceiros.

Além disso, o número de streamers ativos mensalmente aumentou, passando de 2 milhões em 2017 para mais de 3 milhões em 2018, com quase 500 mil fazendo transmissões diariamente.

Em média, mais de um milhão de pessoas estão conectadas à Twitch. Em 2018, os minutos totais assistidos aumentaram para 434 bilhões (dados até o momento).

Os indivíduos, os eSports e a E3 também ilustram o poder de experiências interativas, ao vivo e compartilhadas.

O streamer Ninja estabeleceu o recorde absoluto de maior audiência simultânea no canal de um indivíduo. Ele se tornou um ponto de contato cultural após alcançar um recorde em Fortnite em março, em que foi acompanhado pelo músico Drake e atraiu mais de 628 mil espectadores simultâneos. Ele bateu seu próprio recorde no mês seguinte, quando alcançou mais de 667 mil espectadores simultâneos em abril, na abertura da Las Vegas Esports Arena.

A final da ELEAGUE’s Counter-Strike: Global Offensive bateu um recorde com mais de 1 milhão de espectadores simultâneos no canal de uma única organização.

Em junho, a E3 estabeleceu o recorde de maior audiência simultânea em toda a Twitch, com mais de 2,9 milhões de acessos, superando o recorde anterior estabelecido em janeiro de 2018, de 2,5 milhões.

Outros destaques da plataforma em 2018

audience_profile_influencer twitch

Alguns marcos adicionais que refletem o apelo da Twitch para sua crescente comunidade de streamers e fãs incluem o seguinte:

• Twitch arrecadou 30% a mais em filantropia do que em 2017, sendo mais de US$ 40 milhões (R$ 156 mi de reais).

• Os emotes mudaram. LUL, o emote usado para expressar o riso, destituiu o Kappa, o rosto de ironia e sarcasmo que tem se mantido em primeira colocação desde 2011, como o mais usado globalmente em 2018, com quase meio milhão de aparições no chat.

• Em 2018, os usuários da Twitch interagiram com as Extensões 4,9 bilhões de vezes, sendo o Streamlabs o mais popular, enquanto os seguintes representam alguns dos mais inovadores: Snap Camera, Sound Alerts, Crowd Control, Hypetalk, Design by Humans Merch Store, Tiltify Donations, Darwin Project Spectator Experience, Clone Drone in the Danger Zone, Character Trigger by Adobe, GameOn Tournament Organizer e surviv.io.

Top 10 – jogos mais assistidos na plataforma em 2018

twitch-jogos-mais-assistidos-em-2018

Confira o top 10:

Call of Duty: Black Ops 4

Monster Hunter World

Sea of Thieves

FIFA 19

Red Dead Redemption 2

God of War

Realm Royale

Dragon Ball Fighterz

Far Cry 5

Detroit: Become Human.

Speedruning e novas ferramentas:

super-mario-bros twitch-2018

Reprodução: Twitch/Zfg1

Entre os muitos recordes notáveis de speedrunning em 2018 estiveram:

• The Legend of Zelda: Ocarina of Time por Zfg1

• Super Mario Bros. por somewes

• Mega Man 11 por Qttsix e Celeste por TGH_sr.

Dentre as diversas novas ferramentas, recursos e programas anunciados este ano para auxiliar no crescimento dos streamers estão:

extensions-twitch-2018

Reprodução: Twitch

Twitch Creator Camp

Tags e Categorias

Mestre dos Clipes e Maiores Torcedores

Extensões com Bits

Community Gifting

 Também foram revelados inúmeros produtos durante a palestra de abertura da TwitchCon 2018, que reforça o foco contínuo da Twitch no sucesso de seus streamer em 2019.

Marcelo Faviere é colaborador do Torcedores. Siga-o no Twitter em @favieremark.

LEIA MAIS

FIFA 19: TESTE COLOCA GOLEIRO COM OVERALL 99 EM TIME MEDIANO; VEJA COMO ELE SE SAIU

TÁ GRÁTIS! GAMESESSIONS LIBERA SNIPER ELITE 3 SEM CUSTOS NO PC; VEJA COMO BAIXAR

ACE COMBAT 7: SKIES UNKNOWN TRARÁ CAMPANHA DE 50 HORAS E NÃO TERÁ SUPORTE 4K E HDR