
Crédito: Divulgação - FPF
Nas duas últimas edições do estadual, Salgueiro e Central chegaram à grande decisão, mas acabaram sucumbindo diante de Sport e Náutico respectivamente, e viram o sonho de conquistar o estado ser adiado. Curiosamente, o Pernambucano de 2019 já começa com uma reedição da final da última temporada entre Timbu e Patativa.
Após bater na trave em 2018, a Patativa vive grandes expectativas para esta temporada. Completando cem anos em junho, a equipe alvinegra manteve algumas peças do time titular e se movimentou bastante, trazendo nomes como Paulinho Mossoró, Renan Teixeira entre outros reforços. Para comandar o elenco centralino, o experiente Estevam Soares foi o escolhido. Com passagens por grandes equipes do cenário nacional, o treinador busca uma remontada em sua carreira após alguns anos longe dos holofotes.
No Carcará do Sertão houve uma forte reformulação em relação à equipe que na temporada passada acabou caindo para a Série D. Mantido no cargo, Sérgio China teve a missão de montar um novo elenco mais rejuvenescido e com alguns peças de nomes no cenário nordestino, como por exemplo, o lateral Léo Carioca, ex-Treze.
TRIO DE FERRO
Tradicionalmente favoritos para o estadual, os times da capital vivem momentos distintos no sentido de preparação. Enquanto o Náutico e Santa Cruz largaram na frente na montagem dos seus respectivos elencos, e aparecem praticamente fechados para este primeiro semestre, o Sport que recentemente passou por eleições presidenciais após amargar o rebaixamento à Série B, está passando por uma intensa reformulação.
Cortando gastos, o Leão da Ilha já liberou vários atletas para controlar a folha salarial mais enxuta em 2019. Buscando acertar em negociações com ótimo custo-benefício. Nomes como Magrão, Maílson, Raul Prata, Sander permanecem para esta temporada, e a nova diretoria leonina corre contra o tempo para fortalecer o plantel de Milton Cruz.
REGULAMENTO
Na primeira fase do Campeonato Pernambucano, todas as equipes jogam entre si em turno único. Os dois times com piores campanhas após as nove rodadas disputadas automaticamente é rebaixado para a Série A2 do Estadual. Os demais garantem vaga nas quartas de final da competição, com os quatro primeiros com a vantagem de atuar o segundo jogo como mandante. O gol qualificado não funciona como critério de desempate. Caso ocorra empate na soma dos resultados, a disputa vai para as penalidades.
MAIORES CAMPEÕES
Sport – 41 títulos
Santa Cruz – 29 títulos
Náutico – 22 títulos
América – 6 títulos
PRIMEIRA RODADA:
19/01
Sport x Flamengo de Arcoverde – 16h
Central x Náutico – 16h
20/01
Santa Cruz x América – 16h
Afogados x Petrolina – 16h
Salgueiro x Vitória – 16h