Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

STJD arquiva caso que poderia mudar Séries A e B, e Brasileirão de 2018 não terá virada de mesa

As Séries A e B do Brasileirão corriam algum risco de terem mudanças na tabela. O chamado “Caso Ernandes” ameaçava a classificação final de alguns times e poderia render uma virada de mesa (ou tapetão) para prejudicar alguns times e favorecer outros. Essa chance, porém, acabou. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou o processo que poderiam modificar o resultado final das duas principais divisões do futebol nacional.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Twitter/Reprodução

Nos termos jurídicos, o STJD arquivou a Noticia de Infração Disciplinar que foi movida pelo Sport contra Ceará e Goiás. O tribunal afirmou que não haviam provas suficientes para abrir uma denúncia. Caso isso acontecesse, a pendenga se arrastaria por mais algum tempo e o “Caso Ernandes” poderia acabar mudando os resultados das Séries A e B. O Leão da Ilha do Retiro pedia que o Vôzão e o Esmeraldino fossem punidos com a perda dos pontos em que o atleta atuou. Dessa forma, a equipe pernambucana ficaria na primeira divisão e a Ponte Preta teria uma vaga na Série A. Eles entrariam no lugar, obviamente, dos escretes cearenses e goianos.

Gustavo Silveira, subprocurador do STJD, afirmou que “a condição de jogo é verificada, inicialmente pela análise do BID, concomitante com análise do Regulamento Geral de Competição e Regulamento Específico da Competição. A atuação do atleta em questão não violou nenhuma dessas condições”. Em outro ponto, ele foi mais enfático: “a ideia de que uma suposta data de nascimento equivocada, data esta que em nada modifica a idade limite de atuação do atleta atuar nas competições em questão, não deveria sequer ser objeto de apreciação”.

Meses atrás, um procurador do tribunal já tinha garantido que nada aconteceria a clube algum. Leia mais sobre o caso aqui.

LEIA MAIS
Família do novo presidente do Sport é ligada a Bolsonaro; entenda
Mercado da Bola: Goiás anuncia contratação de lateral-esquerdo que jogou Copa do Mundo
Ceará promove campanha de vacinação em ginásio do clube; saiba mais detalhes