Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Copa América 2019: veja como ficaram os grupos após o sorteio

Nesta quinta-feira (24), foi realizado o sorteio dos grupos da Copa América 2019. A cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, definiu o chaveamento e os confrontos da primeira fase da competição que contará com 12 seleções e terá sua abertura no dia 14 de junho, no estádio do Morumbi, em São Paulo, e final marcada para o dia 7 de julho, no Maracanã.

Cido Vieira
Jornalista formado e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino. No Twitter, @cidovieira90.

Crédito: Reprodução - Copa América - Facebook

Buscando seu nono título na história da competição, a Seleção Brasileira terá um grupo teoricamente tranquilo na primeira fase. Além dos comandados de Tite, compõem a chave A: Bolívia, Venezuela e Peru. A estreia canarinho está marcada para o dia 14 de junho, no Morumbi, diante dos bolivianos.

GRUPO A: Brasil – Bolívia – Venezuela –  Peru 

GRUPO B: Argentina – Colômbia – Paraguai – Catar

GRUPO C: Uruguai –  Equador –  Japão  – Chile

JOGOS DA 1ª RODADA:

Brasil x Bolívia

Venezuela x Peru

Argentina x Colômbia

Paraguai x Catar

Uruguai x Equador

Japão x Chile

COMO FUNCIONOU O SORTEIO?

De acordo com o ranking da Fifa, os 12 participantes do torneio foram dispostos em quatro potes, já conhecidos desde o final do ano passado.

Pote 1: Brasil, Argentina e Uruguai

Pote 2: Chile, Peru e Colômbia

Pote 3: Venezuela, Paraguai e Japão

Pote 4: Equador, Bolívia e Catar

Anfitrião, o Brasil já tinha conhecimento que figuraria o Grupo A, na posição 1. O primeiro passo do sorteio foi a definição de qual pote ficaria Argentina e Uruguai – outros dois cabeças de chave. A Albiceleste ficou no Grupo B, enquanto os uruguaios foram destinados para a terceira chave.

Na sequência, foi realizado o sorteio para o complemento das chaves. As bolas dos potes 2, 3 e 4 tiveram as seleções participantes enquanto os potes A, B e C corresponderam às posições nos grupos, que designam a ordem dos confrontos.

Mesmo em potes diferentes, Japão e Catar, como seleções convidadas, não poderão se enfrentar na fase de grupos do torneio.

GALERIA DE CAMPEÕES DA COPA AMÉRICA:

URUGUAI – 15 títulos

ARGENTINA – 14 títulos

BRASIL – 8 títulos

CHILE, PARAGUAI e PERU – 2 títulos

COLÔMBIA e BOLÍVIA – 1 título

LEIA MAIS:
SEM FORMATO ALTERADO, ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO COMEÇAM EM MARÇO DE 2020
LIBERTADORES 2019: JOGOS PODERÃO SER TRANSMITIDOS NO FACEBOOK PELAS PÁGINAS DOS CLUBES, DIZ BLOG