Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Copa da Ásia: Catar goleia Emirados Árabes e enfrenta Japão em final inédita

Os dois convidados para a Copa América no Brasil medirão forças na final da Copa da Ásia, que acontece na próxima sexta-feira (1), nos Emirados Árabes. O Catar derrotou os donos da casa por 4 a 0 nesta terça-feira (29) e avançou para a primeira final de sua história na competição. O país que sediará a próxima Copa do Mundo encara o Japão, que venceu o favorito Irã por 3 a 0 na tarde de ontem.

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Crédito: Copa da Ásia twitter oficial

O jogo

A seleção da casa começou a partida tentando pressionar o Catar, que respondeu com um gol logo aos 22 minutos de partida. O volante Boualem Khoukhi, que atuou como zagueiro nesta semifinal, contou com a falha do goleiro pulou adversário para abrir o placar. Ali Almoez, artilheiro da Copa da Ásia com oito gols, ampliou aos 37 com belo chute que beijou a trave antes de morrer no fundo das redes.

Na segunda etapa, o time visitante passou a atuar no contra-ataque e segurou o ímpeto dos EUA no ataque, saindo de campo sem ser vazado (o Catar ainda não sofreu nenhum gol e tem a melhor defesa do torneio). No primeiro contra-ataque do segundo tempo, AL Haydos teve frieza e encobriu Khalid Elsa, abrindo 3 a 0 para os visitantes com um belo gol.

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

No parte final da partida o clima ficou tenso e Ismail Ahmed, dos Emirados Arábes foi expulso por dar uma cotovelada no adversário, lance marcado com o auxílio do VAR. Com um a menos, os anfitriões ainda levaram mais um gol, marcado por Hamid Ismaeil, fechando o placar.

Confira os melhores momentos da partida:

Fora de campo

O jogo foi marcado por um clima de tensão, em decorrência dos conflitos políticos envolvendo os dois países. Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e Egito lançaram um boicote diplomático ao Catar em junho de 2017, acusando o país de apoiar o terrorismo. Desde então os cidadãos cataris foram proibidos de entrar nestes quatro territórios. Na semifinal desta terça, a torcida da equipe da casa chegou a atirar sapatos dentro de campo, fato que fez a partida ser paralisada. O ato representa um dos insultos mais pesados na cultura árabe.

A final

O Japão, maior campeão da Copa da Ásia, chega à decisão com seis vitórias em seis jogos, 11 gols marcados e apenas 3 sofridos. Já o Catar, estreante na final, também acumula seis vitórias e balançou as redes 16 vezes, não sendo vazado em nenhuma oportunidade. A grande decisão da Copa da Ásia acontece ao meio-dia desta sexta-feira (1), horário de Brasília.

LEIA MAIS:

Copa América 2019: veja como ficaram os grupos após o sorteio

Bizarro! Goleiro marca gol contra na Copa da Asia; assista

Catar revela projeto do estádio que sediará a abertura e grande final da Copa de 2022