Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Grêmio: cirurgia cardíaca de Renato Gaúcho é realizada com sucesso

Na manhã deste sábado, o técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, passou por uma cirurgia cardíaca em Porto Alegre. O procedimento, realizado no Hospital Moinhos de Vento, durou mais de quatro horas e o comandante tricolor já está acordado.

Bruno Nunes Loreto
Formado em Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Grêmio e Fluminense.

Crédito: FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Em entrevista coletiva, o médico responsável pela cirurgia, Leandro Zimmermann, destacou que a mesma foi bem-sucedida. O procedimento se deu para corrigir uma arritmia cardíaca, problema com o qual Renato convive há quatro anos.

“O Renato tinha uma arritmia, que não causava risco imediato de vida. Mas poderia trazer mais problemas no futuro. Se optou por fazer esse procedimento. Foi absolutamente tranquilo, o resultado foi muito bom, o objetivo foi atingido. Ele está acordado, conversando, já está brincando”, disse Zimmermann.

O treinador gremista ficará um dia internado na UTI para procedimentos de rotina e terá alta em 48 horas, sendo que o prazo para retorno ás atividades é uma semana. Nos próximos três meses, o comandante está vetado do “recreativo” dos jogadores que costuma participar.

Renato poderá continuar normalmente com suas atividades. Em caso de o problema reaparecer, terá que passar por novos procedimentos.

“Em uma semana estará se sentindo normal. Como regra, por três meses se usa um anticoagulante. Nestes três meses terá cuidado com choques mais fortes”, disse. “Existe uma relação entre estresse e arritmia. Inclusive esta. Aumenta com estresse. Pessoas mais estressadas têm mais chance de ter. Eu não diria que ele precisa mudar a maneira de ser. Não é algo com risco de vida, não quer dizer que vai acontecer. Mas pode se usar remédios, se fazer de novo. Só recomendamos o mínimo de estresse”.

“Renato poderá ser o mesmo, absolutamente o mesmo”, completou o médico.

LEIA MAIS:

GRÊMIO SE REAPRESENTA COM REFORÇOS E VELHOS CONHECIDOS DA TORCIDA

NOVO GOLEIRO DO GRÊMIO MOSTRA CONFIANÇA PARA 2019: “CHEGO NO MELHOR MOMENTO DA CARREIRA”

As melhores notícias de esportes, direto para você