Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Manchester City pode ser banido da UEFA Champions League; entenda

O Manchester City pode sofrer punição máxima e ser banido da Champions League, o torneio mais importante da Europa. A causa seria o descumprimento das regras de fair play financeiro, aplicada aos clubes europeus. Há suspeita de que o clube treinado por Pep Guardiola tenha fraudado documentos de controle fiscal.

Igor Calazans
Igor Calazans é um futuro jornalista por formação que ama futebol, Fórmula 1 e de dar pitadas em outros esportes.

Crédito: Reprodução/Twitter oficial do Manchester City

Há dois meses, a revista alemã Der Spiegel revelou que a própria UEFA teria agido de má fé encobrindo as fraudes e descumprimentos por parte do City nas regras de fair play financeiro. Através de documentos vazados pelo Football Leaks, chegou-se a conclusão de que o clube inglês teria declarado ter recebido 59,5 milhões de libras (cerca de R$ 282,31 milhões) de sua principal parceira, a empresa aérea Etihad, em 2015, quando na verdade o dinheiro veio do Abu Dhabi United Group, instituição dona do clube.

Segundo as regras de fair play da própria UEFA, os times são obrigados a apresentar a origem fiel de seus recursos financeiros. Yves Leterme, presidente do CFCB, afirma que o City pode sofrer a pena máxima para quem burla as regras: ser excluído da Champions League:

“Se tudo o que está escrito [nos e-mails] for verdadeiro, então há um problema muito sério. Isso pode levar à máxima punição: exclusão das competições da UEFA. Se todas as informações [da Der Spiegel] estiverem corretas, isso quer dizer que não houve sinceridade do clube inglês ao reportar a origem dos recursos”, afirmou Laterme.

O Manchester City, via nota oficial, se reservou a dizer apenas que não irá comentar há uma tentativa de danificar a imagem do clube:

“Não iremos comentar qualquer coisa que envolva material que foi hackeado e roubado do City Football Group e de empregados do Manchester City e seus associados. A tentativa de danificar a imagem do clube é clara”, diz a nota.

LEIA MAIS:

City x Liverpool: saiba como assistir ao jogo da Premier League AO VIVO na TV

City x Liverpool: veja onde acompanhar a partida da Premier League AO VIVO online

Man City x Liverpool: clássico inglês deve ter sete brasileiros em campo