Retrospectiva 2018: O ano que os games brasileiros ganharam o mundo

O ano de 2018 foi positivo para a indústria brasileira de jogos eletrônicos, que conseguiu expandir e lançar excelentes títulos com destaque internacional, além de bons resultados em premiações; confira algumas conquistas nacionais:

Gisele Henriques
Colaborador do Torcedores

Crédito: Imagem: Divulgação

Em 2018, muitos games brasileiros foram lançados para PC, mobiles e consoles de última geração (Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch), com destaque na imprensa internacional e premiações em festivais pelo mundo.

O RPG tático baseado na lenda do Rei Arthur, Sword Legacy Omen, da Fableware Narrative Design e da Firecast Studios, foi eleito o melhor jogo do Indie X, do Lisboa Games Week, evento de games em Portugal. O evento também premiou o game de realidade virtual Pixel Ripped, da ARVORE Immersive Experiences, com o troféu de Jogo mais inovador.

Com aspectos da cultura brasileira e protagonista feminina, o game de aventura com plataformas Dandara, do Long Hat Studio, desenvolvedora sediada em Minas Gerais, foi o primeiro jogo brasileiro a estar na lista dos melhores games do ano, da Revista Time.

Celeste, com participação do Studio MiniBoss em parceria com o estúdio canadense Matt Makes Games, conquistou dois prêmios no The Game Awards 2018, considerado o Oscar da indústria de games mundial, de Melhor Jogo Independente e o de Impacto. Os desenvolvedores Amora Bettany, Heidy Motta e Pedro Medeiros estiveram na cerimônia em Los Angeles, EUA, e subiram no palco juntamente com membros da equipe para receber a premiação.

Distortions, desenvolvido pelo estúdio paulista Among Giants, foi premiado nos evento nacionais SBGames, BGA e BIG Festival, nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Voto popular; no exterior, ganhou o AZPlay, da Espanha, categoria Melhor Ideia.

Outro destaque foi Galaxy of Pen & Paper, RPG da Behold Studios, que ganhou o prêmio de melhor narrativa no Indie Prize da Sérvia.

O game de corrida Horizon Chase Turbo, que havia sido lançado primeiro para PC Steam e PS4, foi apresentado ao público nas versões para Nintendo Switch e Xbox One na Gamescom, evento na Alemanha.

Todos os títulos estão disponíveis para compra nas lojas virtuais dos dispositivos em que foram lançados, podendo ser facilmente adquiridos em mídia digital.

LEIA MAIS:

RETROSPECTIVA 2018: SAIBA COMO FOI O ANO DO XBOX

RETROSPECTIVA 2018: SAIBA COMO FOI O ANO DO PLAYSTATION 4

POKÉMON GO TERÁ SUA PRIMEIRA ZONA DE SAFÁRI DA AMÉRICA DO SUL NO BRASIL; SAIBA COMO OBTER INGRESSO