Saiba os clubes com maior público nas redes sociais em 2019

O levantamento divulgado pelo IBOPE Repucom em 4 de janeiro mostra os 45 times brasileiros com as maiores bases em redes sociais. Confira o ranking!

Anderson Lima
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação: Site Oficial / IBOPE Repucom

As redes sociais consideradas para o estudo foram o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube entre 02/01/18 e 02/01/19. Todos eles combinados formam a base considerada para o ranking digital. Quer saber mais detalhes sobre a classificação dos times? Role a tela para baixo para ver a figura com todos os dados divulgada pelo IBOPE.

LIDERANÇA
Quem encabeça a lista é o Flamengo, com 21,3 mi de usuários somados ao fim de 2018. O despontamento do rubro-negro carioca deveu-se principalmente ao quase meio milhão de novos inscritos no Youtube e a 829 mil novos inscritos no Instagram do clube. Também somou a maior quantidade de novos usuários do Twitter (377 mil) no período.

TOP 10
Na sequência no Top 10, seguem: Corinthians (21 mi), São Paulo (13,6 mi), Palmeiras (10 mi), Santos (7,6 mi), Grêmio (7,2 mi), Vasco (6,2 mi), Cruzeiro (6,2 mi), Atlético Mineiro (6 mi) e Chapecoense (5,8 mi).

GANHOS EM 2018
Ao longo de 2018, os clubes brasileiros aumentaram seu público digital em 11,9 milhões de usuários. Disso, a maioria (54%) se concentrou em cinco clubes do Top 10: Flamengo (1,7 mi), Palmeiras (1,4 mi), Corinthians (1,3 mi), São Paulo (1 mi) e Cruzeiro (900 mil).

QUANTOS NO RANKING
A metodologia utilizada atualmente contempla uma abordagem nacional, sem nenhuma relação em que série do Campeonato Brasileiro em que o time atua/atuou. Isso totalizou os 45 maiores públicos de clubes.

O PIOR TIME DO MUNDO, MAS NÃO SEM PÚBLICO
Diante da nova abordagem, aparece o Íbis. Time pernambucano conhecido por bater o recorde de maior tempo sem vitórias e com a alcunha de “pior time do mundo”, o Íbis investe na “zueira” com outros clubes e até personalidades do mundo da bola, bem como demonstra aos usuários a rotina do Estadual A2 em que participa. No total possui mais de 390 mil usuários, mais até do que Paraná (378 mil), América Mineiro (321 mil) e CSA (294 mil), clubes que estiveram e está (respectivamente) na Série A.

OUTROS “FORA DA SÉRIE”
Além do Íbis, existem outras três equipes sem participação no Campeonato Brasileiro com bons públicos em redes sociais. São eles: Red Bull Brasil (301 mil), Portuguesa (264 mil) e Grêmio Osasco Audax (220 mil).

A REDE SOCIAL QUERIDINHA DOS TIMES EM 2018
Foi o Instagram a rede de maior crescimento (6,3 mi) no ano passado. Equivale ao dobro dos inscritos nas páginas oficiais dos clubes no Facebook e Twitter no mesmo período. Quem mais somou público na plataforma foi o Corinthians, com 881 mil ao todo.

IBOPE Repucom / Ranking redes sociais jan 2019

Divulgação: Site Oficial / IBOPE Repucom

Link de divulgação do estudo aqui

LEIA MAIS:
Opinião: Fox Sports, por favor, respeite o Nordeste!
Fotógrafo japonês revela fotos inéditas do Mundial de 1983; confira
Copa do Brasil 2019: Vice-campeão da Série B alfineta adversário mato-grossense
Luciano do Valle: mate a saudade e veja 4 jogaços completos com narração dele!
Cinema e bola: 5 filmes nacionais sobre futebol que você não conhece