As principais tendências para o mercado de games e e-Sports para 2019

O último ano foi importante para o desenvolvimento dos games nas plataformas PC, console e principalmente mobile. Naturalmente, em 2019 teremos muitas dessas tendências vindo a tona e nós te contamos, com ajuda dos relatórios da Newzoo — consultoria especializada no mercado de games  & e-Sports — o que deverá acontecer nos próximos 12 meses.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: Divulgação: Newzoo

Confira as principais tendências para os games em 2019:

O mercado continuará crescendo

tendencias-games-2019-china-regulamentacoes-zonglanxinwen

Documento que informa sobre o novo programa de regulamentações de jogos na China. Reprodução: Zonglanxinwen

Em 2019, o mercado global de games gerará receitas de pouco menos de US$ 150 bilhões (559 bi de reais). As receitas de jogos para dispositivos móveis crescerão novamente significativamente, impulsionadas principalmente por mercados emergentes como a Índia. Enquanto isso, o console também terá outro ano forte.

No entanto, com menos lançamentos de jogos na China — o maior e mais lucrativo mercado de jogos do mundo — limitarão seu potencial de crescimento. Até o final de 2019, a “antecipação dos consoles” da próxima geração resultará em uma desaceleração temporária do crescimento da receita.

Ano tranquilo para Microsoft e Sony

sony vs microsoft tendências 2019

Reprodução: Microsoft/Sony

Apesar de alguns grandes lançamentos, incluindo The Last of Us Parte II e Gears 5, a Sony e a Microsoft terão um ano relativamente calmo em 2019. Isso se deve principalmente a ambas as empresas se prepararem para a próxima geração de consoles. Em 2020, esperamos que a Sony hospede seu próprio evento PlayStation, anunciando o lançamento do PlayStation 5.

Por outro lado, a Sony não oferecerá um console mais barato para jogos em nuvem em 2019 ou 2020. A Nintendo, por outro lado, lançará uma revisão do Nintendo Switch, adicionando recursos como uma tela de alta qualidade.

Plataformas de venda de games para PC aquecerão o mercado

tendências mercado games 2019 steam discord epic games store

Reprodução: Steam/Discord/Epic Games

No PC, a Steam detém o monopólio do mercado de lojas de jogos digitais há mais de uma década. O final de 2018, no entanto, viu o aumento da concorrência de nomes como Epic Games e Discord, com a Epic Games Store e Discord Store, respectivamente. A Epic alavancou seu enorme público Fortnite para atrair consumidores, enquanto também oferecia ofertas exclusivas e uma melhor divisão de receita para desenvolvedores que desejavam adicionar jogos à loja.

Esperamos que a Epic Games Store tenha um forte crescimento no ano que vem, mas acordos de exclusividade “third-party” devem mexer com a cabeça dos pc-gamers.

Obs.; desenvolvedoras “third party” são aquelas que são totalmente independentes da empresa fabricante e faz jogos para diversos consoles. Exemplos são a Capcom, Konami, EA, Ubisoft, etc.

Consequentemente estes games são um fenômeno novo dentro do ecossistema da loja de PCs, portanto, isso será um problema menor para os novos jogadores de PC que estão acostumados a títulos exclusivos no console. A Discord anunciou recentemente uma participação nos lucros ainda melhor para os desenvolvedores (divisão de 90/10 em favor dos devs) na Discord Store.

Regulações da China mudarão as estratégias dos desenvolvedores 

pubg-fortnite-paladins-banidos-na-china tendências

Alguns games foram banidos do país, como Paladins, PUBG e Fortnite. Arte: Marcelo Faviere

A China, maior mercado de videogames do mundo, parou de aprovar novos títulos em março, em meio a uma reforma regulatória, desencadeada pelas crescentes críticas aos jogos por serem violentos e causarem miopia, além do vício entre os jovens usuários. Desta forma, os desenvolvedores terão de mudar suas estratégias para 2019.

Para aderir aos padrões do novo comitê, as empresas estrangeiras precisam investir tempo e recursos para ajustar seus títulos. É claro, as empresas só farão esses ajustes se tiverem certeza de que seus jogos terão um bom desempenho na China, o que significa que apenas os maiores títulos e franquias podem arriscar lançamentos chineses.Estas foram as tendências para o mercado de games em 2019.

Veja o gráfico da Newzoo com as tendências para 2019:

Tendências para o mercado de games em 2019 NEwzoo

Divulgação: Newzoo

Ela ainda diz que os e-Sports terão uma maior renda em 2019, principalmente pelo aumento de atletas participando de ações de marketing, o crescimento de “passes-premium” de games e a chegada de novas arenas e-Sports pelo planeta.

Com relação aos games mobile, a Newzoo projeta uma maior expansão deste nicho por conta das lojas de jogos mobile online, adicionando ainda a hipótese de termos novos games para e-Sports – seguindo o sucesso de PUBG Mobile e outros títulos.

Ela ainda lembra que a Apple transmitirá campeonatos e-Sports e, por fim, a Newzoo afirma que a conexão 5G não chegará neste ano.

O relatório completo pode ser lido aqui.

Marcelo Faviere é colaborador do Torcedores. Siga-o no Twitter em @favieremark.

LEIA MAIS

PÓS-NATAL: OS 5 MELHORES JOGOS PARA O SEU NOVO XBOX ONE

PÓS-NATAL: OS 5 MELHORES JOGOS PARA O SEU NOVO PLAYSTATION 4

FIFA 19 – JOGADORES PEDEM QUE NOVO RECURSO SEJA REMOVIDO DO GAME