Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Profissão dos sonhos! Conheça Ricardo Costa, gerente do CnB e-Sports Club

É possível trabalhar com aquilo que se gosta e ama? Sim, Ricardo é um grande exemplo desta máxima, mostrando que videogames também podem ser coisa séria

Rubens Melo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/ Instagram

Na hora de escolher a profissão, muitos visam os trabalhos mais reconhecidos de forma que dê ao indivíduo uma vida confortável. Já outros conseguem assimilar seu sustento com algo que lhes diverte e proporciona satisfação, como no ditado popular: “unir o últil ao agradável”.

Este é o caso de Ricardo Costa, 30, natural de Campina Grande-PB. O jornalista paraibano atualmente é gerente do time paulista CnB E-sports Club, time que tem como sócio o famoso craque Ronaldo Fenômeno.

Desde criança, Ricardo sempre foi um fanático por jogos eletrônicos e, ao chegar em sua fase adulta, era preciso fazer uma escolha: qual curso superior escolher?

“Eu gostava de escrever, mas nunca pensei em jornalismo. Até que decidi ler sobre o curso de Comunicação Social da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), onde me identifiquei e decidi tentar o vestibular assim que descobri que o ônibus que passava próximo a minha residência passava em frente ao campus (risos).”

Durante sua graduação, Ricardo até pensou em se dedicar a carreira profissional nos e-sports através do jogo da Blizzard, Starcraft, onde o jornalista chegou a disputar competições organizadas pela Samsung como o WCG (World Cyber Games), mas a ideia de juntar o útil ao agradável o motivou a criar junto com alguns amigos o portal MyESN, sucesso na época por inovar na cobertura de torneios e eventos relacionados ao esporte eletrônico.

Após o fim do portal, Ricardo continuava a cobrir eventos do ramo, mas dessa vez como funcionário da CnB. Após três anos na função de redator, veio a melhor proposta de sua vida: ser gerente administrativo da equipe, que envolvia também viver na gaming-house, local onde a equipe reside, e viver a realidade da equipe durante as temporadas, além de fazer parte da equipe de assessoria.

Ao longo destes quatro anos, morei em uma gaming house, conhecendo pessoas de diversos lugares do Brasil e até de outros países. Experiência única, na qual consegui estabelecer uma network forte, e até praticar o meu inglês sem sair de casa.

 

Claro que com a distância, Ricardo sente a saudade da família bater, mas a dedicação e a satisfação de fazer aquilo que gosta é o que motiva Ricardo, que só vê o mercado dos e-sports crescer cada vez mais.

“O maior obstáculo que encontrei para viver meu sonho foi viver longe da minha família, mas ao mesmo tempo eu precisava sair de casa para trabalhar com algo que amo. A convivência na gaming house me ajudou um pouco a suprir essa falta, pois é incrível dividir espaço com pessoas que compartilham do mesmo desejo e paixão que você.”

Sem dúvidas, se há alguém que pode ser um exemplo de se unir o útil ao agradável trabalhando com aquilo que ama, este alguém é Ricardo “Set”, como é conhecido no cenário dos E-sports. De certa forma, Ricardo é uma grande referência para o público de apreciadores dos jogos virtuais, principalmente para quem busca ingressar no mercado oferecido pelos esportes eletrônicos, que se expande cada vez mais e aumentam seu investimento de forma contínua com o passar dos anos, mostrando que ao contrário do que muitos ouviram na infância, videogame pode sim ser coisa séria.