AAF: Nova liga de futebol americano estreia com boa audiência na TV nos EUA; saiba mais

Começou neste fim de semana a primeira temporada da Alliance of American Football (AAF), uma nova liga de futebol americano nos Estados Unidos que chega prometendo suprir a lacuna deixada pelo fim da temporada da NFL.

Gustavo Militão
Jornalista de Recife-PE, apaixonado por esportes.

Crédito: Divulgação

Composta por alguns ex-jogadores da NFL dentro e fora do campo e com algumas regras peculiares, a AAF estreou com números interessantes de audiência na TV. Os dois jogos que foram transmitidos pela rede CBS no sábado (09) tiveram mais audiência do que a partida entre Houston Rockets e Oklahoma City Thunder pela NBA, exibida pela ABC. Conheça agora um pouco mais como funciona a AAF:

Os times

A liga é composta por apenas oito times, divididos em duas conferências: a Leste e a Oeste. As equipes se enfrentarão por 10 rodadas na temporada regular. Os dois melhores de cada conferência avançam para as semifinais e os ganhadores decidem o título da AAF, que será disputado no dia 27 de abril. Confira quais são os times que compõem a AAF:

Conferência Leste:

Atlanta Legends
Birmingham Iron
Memphis Express
Orlando Apollos

Conferência Oeste:

Arizona Hotshots
Salt Lake Stallions
San Antonio Commanders
San Diego Fleet

Personagens

Nomes como Mike Martz (ex-St. Louis Rams), Steve Spurrier (ex-Miami Dolphins) e Dennis Erickson (ex-San Francisco 49ers) são alguns dos treinadores que já passaram pela NFL e estão trabalhando na AAF, respectivamente, nos times de San Diego, Orlando e Salt Lake. Alguns ex-jogadores da NFL também estão jogando na liga. Caso dos quarterbacks Matt Simms e Christian Hackenberg, os running backs Trent Richardson e Aaron Green, o tight end Gavin Escobar e dos kickers Nick Folk e Nick Novak. Fora de campo, ex-jogadores da NFL como Hines Ward e Troy Polamalu compõem a diretoria da AAF. Além do Ex-GM Bill Polian e dos ex-árbitros Dean Blandino e Mike Pereira.

Regras diferentes da NFL

Para dar uma cara diferente aos seus jogos e torna-los mais atrativos ao público, a AAF adotou algumas regras exclusivas. Veja quais:

– Não existem nas partidas os kickoffs e tentativas de pontos extra. Os times são obrigados a sempre tentar a conversão de dois pontos após um touchdown. As posses de bola sempre começam na linha de 25 jardas. Também não há os chamados onside kicks. Ao invés disso, o time pode tentar uma jogada na linha de 28 jardas no seu campo de defesa e precisará avançar, no mínimo, 12 jardas;
– Não há interrupções para intervalos comerciais;
– A equipe tem 35 segundos para executar uma jogada, ao invés dos 40 segundos na NFL;
– Os treinadores podem pedir a revisão de jogadas em duas oportunidades. Porém, não podem pedir o desafio nos dois minutos finais de cada tempo de jogo;
– Se um jogo for para a prorrogação, cada time tem direito a uma posse de bola na linha de 10 jardas de ataque. Os times não podem chutar field goals neste período.

Como assistir no Brasil?

Para o fã de futebol americano que deseja conferir os jogos da AAF no Brasil, não é preciso muita burocracia. Todos os jogos são exibidos online e de graça, tanto no site oficial da liga quanto pelo app, disponível para Android e iOS. Para quem está com abstinência com o fim da temporada da NFL, está aí uma opção para diminuir a espera.

Resultados dos jogos da primeira semana:

Sábado – 09/02

Orlando 40 x 6 Atlanta
San Antônio 15 x 6 San Diego

Domingo – 10/02

Birmingham 26 x 0 Memphis
Arizona 38 x 22 Salt Lake

LEIA MAIS: 

SPFL 2019: Divulgada a tabela completa da Série Diamante

Campeonato Paranaense de Futebol Americano começa em fevereiro com 14 equipes na disputa