Autor da defesa do século, Gordon Banks perdeu quartas-de-final de Copa do Mundo por beber demais

Gordon Banks, dos maiores goleiros da história do futebol mundial, morreu nesta terça-feira (12), na Inglaterra. De carreira vitoriosa, foi o arqueiro titular do único título da Inglaterra na Copa do Mundo, em 1966. Na competição, levou o primeiro gol apenas na semifinal. No Mundial de 1970, para muitos, estava em fase ainda melhor que no torneio que venceu. Uma história curiosa, porém, o deixou de fora das quartas-de-final da partida, ante a então Alemanha Ocidental. O que o vitimou é conhecido até hoje como “O Mal de Montezuma”, ou “A Vingança de Montezuma”.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Twitter/Reprodução

Para explicar o mal/vingança/maldição, é necessário uma rápida aula de História. Montezuma, imperador asteca, recebeu Hernán Cortés, conquistador espanhol, com muita benevolência. Foi traído. Antes de morrer, rogou a praga: todo estrangeiro que pisasse no México seria acometido de um severo mal-estar. E isso aconteceu com Gordon Banks.

Na noite anterior a Alemanha x Inglaterra, Banks jantou e utilizou muita bebida alcoolica. Alguns falam que é uma cerveja, enquanto outros dizem que é tequila. De qualquer forma, ele teve dores intestinais e não atuou. O English Team começou vencendo por 2×0, mas sofreu a virada na prorrogação. Substituto, Peter Bonetti falhou no tento derradeiro, marcado por Uwe Seeler.

Confira abaixo os melhores momentos de Alemanha x Inglaterra, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1970:

Banks lutava contra um câncer nos rins desde 2015. A causa da morte não foi divulgada. Pelo Twitter, o Stoke City, clube que defendeu entre 1967 e 1972, manifestou seu pesar pelo falecimento de Gordon. Até mesmo o Twitter da Copa do Mundo postou sua homenagem na rede social de microblogs.

Ele, também, sofreu o último gol do antigo estádio de Wembley, de Pelé.

LEIA MAIS
Lesões, morte de avô e choro da mãe: Reginaldo explica emoção após decretar derrota do Flamengo na Copa São Paulo
Torcida do São Paulo lamenta morte de Daniel no Twitter
Morte de Luiz Carlos Fabrini repercute nas redes sociais; veja tweets