Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

América e ABC decidem título da Copa Cidade do Natal nesta quarta-feira

Hoje tem Clássico Rei valendo título em Natal. América e ABC se enfrentam, às 20h30, na Arena das Dunas, pela decisão da Copa Cidade do Natal, primeiro turno do Campeonato Potiguar.

Wendel Lima
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação / Arena das Dunas

A noite desta quarta-feira (20) promete fortes emoções na capital potiguar! Isso porque é dia de mais um clássico envolvendo os principais clubes do Rio Grande do Norte. Protagonistas da maior rivalidade do estado, América e ABC vêm com grandes expectativas para o jogo, um mês depois da última vez que se encontraram.

O que está em jogo?

O segundo Clássico Rei do ano vem recheado de ingredientes. Pelo lado do alvinegro, vale a hegemonia no futebol local para o maior campeão estadual do país. Pelo lado do Mecão, é a chance de dar a resposta para a derrota de 3 a 0 sofrida para o seu arquirrival no primeiro duelo de 2019, no dia 20 de janeiro, há exato um mês.

O jogo deve marcar também a soberania na Arena das Dunas. Segundo dados da FNF – Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, foram disputados até aqui 11 confrontos entre América e ABC no palco da Copa do Mundo, com quarto vitórias para cada lado e três empates.

E se o ditado que a “Lei do ex” nunca falha estiver correto, o duelo desta noite reserva outro destaque. Estarão frente a frente o zagueiro Adalberto e o atacante Adriano Pardal. O primeiro, hoje usando o manto do alvinegro, teve passagem no alvirrubro entre 2006 e 2011. O segundo, hoje vestindo vermelho, conhece bem os dois lados.

Em duas passagens pelo ABC, em 2012 e 2017, e em sua quarta passagem pelo América, Pardal coleciona três títulos de campeão potiguar. Dois pelo Dragão e um pelo Mais Querido. E o jogador tem faro de gol. É o atual artilheiro do campeonato, com sete tentos marcados, e o maior artilheiro da Arena das Dunas, com incríveis 32 gols.

Além do troféu de campeão do primeiro turno, o vencedor do confronto garantirá presença na final do estadual e, ainda, a primeira vaga do RN na Copa do Brasil 2020.

Tem favorito?

As duas equipes fizeram campanha praticamente idêntica nesta primeira fase do Potiguar. Empatados em números de vitórias, empates, derrotas, gols marcados, gols sofridos e saldo de gols, o desempate para apontar o primeiro lugar se deu através dos cartões. E foram os amarelos que decidiram, porque até nos vermelhos os dois ficaram empatados. No final, o América levou a melhor e garantiu a ponta da tabela e a vantagem do empate para o confronto de logo mais.

O alvirrubro, aliás, teve um bom tempo de preparação para o clássico, já que não entrou mais em campo desde a vitória sobre o Assu, no dia 10/2. O time promete que não jogará na defesa e apostará na estrela de Adriano Pardal para sair com o título.

Já o ABC, vem de uma semana longa. Primeiro, viagem ao Acre para enfrentar o Galvez, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, voltando com a classificação à segunda fase, garantida após vitória por 1 a 0. No sábado, quase sem tempo de virar a chave, o Campeão das Multidões recebeu o CRB, pela Copa do Nordeste, e apenas empatou em 0 a 0 com o time alagoano. O resultado não foi nada bom para o alvinegro, que, com o término da rodada, ficou na lanterna do grupo B na competição.

Promessa de grande público, festa das torcidas e espetáculo no gramado.

FICHA DO JOGO

LOCAL: Arena das Dunas, Natal

HORÁRIO: 20h30

ABC: Edson, Ivan, Maurício, Adalberto e Jonathan; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Xavier; Neto, Rodrigo Rodrigues e Éder. Técnico: Ranielle Ribeiro.

AMÉRICA: Ewerton, Vinícius, Adriano Alves, Alisson e Kaike; Galiardo, Judson, Adenilson e Hiltinho; Tony e Adriano Pardal. Técnico: Moacir Júnior.

ARBITRAGEM: Anderson Daronco (FIFA), Francisco de Assis da Hora (RN), George Ítalo Nogueira (RN) e Leonilson Trigueiro Filho (RN).

LEIA MAIS:

Confira as principais transmissões de futebol desta quarta-feira

Santa Cruz x Náutico: saiba como assistir ao clássico pela Copa do Brasil AO VIVO na TV

Globo tenta acordo, mas Esporte Interativo recusa por medo de “efeito Band”, diz blog