Audiência do Super Bowl na TV americana foi a mais baixa desde 2009

O sexto título do Super Bowl de Tom Brady e do New England Patriots parece não ter comovido tanto o público americano. Os números de audiência da partida no último domingo (3) em Atlanta foram divulgados nesta segunda-feira (4). E são os mais baixos desde 2009.

Gustavo Militão
Jornalista de Recife-PE, apaixonado por esportes.

Crédito: Reprodução

Os números informados pela rede de TV CBS, que transmitiu a partida entre os Patriots e o Los Angeles Rams para os Estados Unidos, apontam que cerca de 100 milhões de pessoas viram o Super Bowl 53 (44,9 pontos) neste domingo. Uma queda de 4% de audiência em relação a edição número 52, onde 103 milhões de pessoas assistiram o duelo entre Philadelphia Eagles e New England Patriots.

Porém, estes números informados pela CBS incluem todas as plataformas disponíveis. Somando-se a transmissão via streaming, telefones celulares e também pela TV a cabo, feita pelo canal “ESPN Deportes”, voltado ao público latino.

O público que viu a partida neste domingo pela TV diminuiu. A audiência foi estimada em 97 a 98 milhões de telespectadores. Porém, cerca de 2.6 milhões de pessoas em média viram o Super Bowl por meios digitais. O que reflete uma mudança na maneira de consumo de conteúdo do público. E manteve a audiência superior a nove dígitos.

A NFL e os anunciantes podem começar a se preocupar com estes dados. Para efeito de comparação, a quatro anos atrás cerca de 114 milhões de pessoas assistiram o Super Bowl 49, quando o New England Patriots venceu o Seattle Seahawks. Desde então as redes de televisão americanas registram fortes quedas nos números de audiência do maior evento do esporte naquele país.

LEIA MAIS:

Rei do twitter? LeBron James “causa” em rede social durante o Super Bowl

NFL: descubra os menores placares de Super Bowl e outras curiosidades

Brady e Gronkowski provocam “secadores” em vídeo após conquista do Super Bowl