Relembre a campanha do Real Madrid no Campeonato Espanhol até o momento

O Real Madrid recebe o Barcelona em dois confrontos nesta semana, o primeiro nesta quarta-feira (27), pela semifinal da Copa do Rei e pelo Campeonato Espanhol no sábado (2). Abaixo do grande rival na temporada, os merengues tentam embalar com triunfos sobre o Barça. Relembre a campanha do Real em La Liga até o momento:

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Real Madrid twitter oficial

Quem observa a tabela da Liga Espanhola nesta temporada, vê uma grande distância na pontuação de Barcelona e Real Madrid, o que de fato reflete o que os clubes vem apresentando dentro de campo na competição. O time da capital espanhola tem uma trajetória irregular nesta edição do campeonato, protagonizando momentos de altos e baixos, que incluem troca de técnico e crise interna.

Lopetegui

O início da campanha ainda sob o comando do técnico Julen Lopetegui, que havia assumido o clube após saída polêmica da seleção espanhola, foi um dos piores nas últimas temporadas. As primeiras rodadas do Campeonato Espanhol até encheram o torcedor de esperanças, com vitórias sobre Getafe, Girona e Leganés, porém os bons momentos sob o comando do ex-jogador espanhol pararam por aí. Uma sequência de derrotas para Sevilla, Alavés, Levante e principalmente a goleada de 5 a 1 sofrida diante do Barcelona, fizeram de Lopetegui o primeiro treinador a ser demitido da equipe após apenas 11 semanas no cargo.

Deixou o time no mês de outubro, na oitava posição de La Liga com apenas 14 pontos e uma sequência de derrotas que não ocorria desde 2009. Em seu lugar, assumiu Santiago Solari, técnico do Real Madrid Castilla.

Solari

Com Solari no comando, os merengues iniciaram sua recuperação na competição nacional e emplacaram sete partidas sem perder entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. Além da boa fase em La Liga, o clube de Madrid também conseguiu bons resultados na Copa do Rei e a conquista do Mundial de Clubes, no final do ano passado.

No meio de tantas vitórias, um jogador foi peça fundamental e um símbolo da mudança do Real Madrid nesta temporada: o brasileiro Vinicius Jr. A jovem promessa se firmou entre os titulares com o novo técnico e passou a encantar a Europa com excelentes atuações, dribles, assistências e gols. Atualmente forma uma dupla de sucesso com Benzema e é um dos principais nomes da equipe.

Apesar dos bons momentos, o time de Solari acabou perdendo fôlego recentemente na perseguição ao líder Barcelona com tropeços como a derrota para o Girona em casa e acabou vendo o rival se distanciar na ponta da tabela.

Números gerais

O Real Madrid atualmente ocupa a terceira posição do Campeonato Espanhol com 48 pontos, dois atrás do vice-líder Atlético de Madrid, e com nove pontos de desvantagem em relação ao Barcelona. O time de Vinicius Jr., Benzema e Sérgio Ramos soma 15 vitórias (2ª maior marca da liga), 3 empates e 7 derrotas, sendo o segundo melhor ataque da competição com 43 gols e um saldo de 19. Com apenas 13 rodadas restantes, é difícil imaginar que o Real consiga alcançar ou ultrapassar o Barcelona que segue colecionando vitórias na competição. A melhora da equipe porém é notável ao longo do final de 2018 e início de 2019 e dá esperança para a conquista de mais uma taça em ao menos um dos torneios que disputa.

LEIA MAIS:

Real Madrid x Barcelona: Saiba como assistir ao jogo da Copa do Rei AO VIVO online