Confira tudo que rolou no primeiro dia do Katowice Major 2019 de CS:GO

Um dos campeonatos de CS:GO mais importantes e esperados do ano teve início nesta quarta-feira. A primeira etapa do IEM Katowice Major 2019 reuniu as 16 equipes dos novos desafiantes. Equipe brasileira perdeu primeira partida na primeira fase da competição.

Filipe Carbone
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: (Divulgação/ESL)

A competição foi transmitida para o Brasil no Facebook, Twitch e Youtube. Apenas na Twitch, nas primeiras horas do Major, o campeonato reuniu quase 300 mil pessoas assistindo as partidas. Ao todo, foram disputadas 16 partidas, válidas pela primeira e segunda rodada da primeira etapa do Major. Logo na primeira partida da competição, a ViCi Gaming surpreendeu a fnatic e venceu jogando na Overpass.

Apesar do atraso devido a problemas técnicos, as partidas começaram logo pela manhã. A Renegades e Ninjas in Pyjamas encerraram o primeiro dia do maior evento de CS:GO do ano. Nesta quinta as equipes voltam a se enfrentar a partir das 10h. As organizações que tiverem jogos decisivos, ou seja, duas vitórias ou duas derrotas, vão realizar jogos no formato MD3.

A competição termina no dia 03 de março vai distribuir $ 1.000.000, aproximadamente R$ 3.770.00 (três milhões setecentos e setenta mil reais), em premiação. A equipe campeã receberá uma bolada no valor de $ 500.000, pouco menos de R$ 2 milhões, mais a classificação direta para o próximo Major.

Katowice é a casa do Major 2019 de CS:GO. (Divulgação/ESL)

Esta edição vai contar também com mudanças no torneio, além da adição da partidas. De acordo com a ESL, o formato suíco será mantido, no entanto, todas as partidas decisivas para classificação ou desclassificação (0-2, 1-2, 2-2 e 2-0) serão realizadas em MD3. Ao todo haverá o aumento de 10 partidas se comparado às edições anteriores.

A outra novidade é o novo sistema de ranking para nivelar as 24 equipes participantes, o modelo foi baseado no sistema aplicado na IEM Chicago de 2018. Com isso é esperado que os confrontos fiquem mais equilibrados, pois os duelos serão escolhidos de acordo com o ranqueamento.

Próximos duelos

As equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira. Os jogos serão válidos pela terceira rodada do IEM Katowice Major 2019. As equipes que tiverem com duas vitórias ou duas derrotas vão disputar os próximos jogos em MD3. No entanto, as equipes que conquistaram uma vitória e uma derrota vão continuar se enfrentando em MD1. Caso não tenha novos problemas e atrasos os jogos vão começar às 10h.

10h – G2 vs AVANGAR (MD1)

10h – Vitality vs Vega Squadron (MD1)

11h10 – Cloud9 vs ViCi Gaming (MD1)

11h10 – NiP vs Winstrike (MD1)

12h20 – ENCE vs Renegades (MD3)

12h20 – fnatic vs Grayhounds (MD3)

15h50 – NRG vs TYLOO (MD3)

15h50 – Spirit vs FURIA (MD3)

IEM liberou a lista de jogos do próximo dia do Major. (Reprodução/Twitter)

Resumão Katowice

Zebra

A fnatic foi a responsável pelas duas maiores zebras do dia. A primeira foi logo no primeiro jogo do Katowice Major 2019. Na partida disputada entre fnatic e ViCi Gaming na Overpass, os chineses surpreenderam a todos. A ViCi, que muitas apostavam que iriam encerrar a competição com três derrotas, passou o carro por cima da organização sueca. Como se não fosse o suficiente, a fnatic conseguiu perder outra partida, dessa vez para a Winstrike e ficou a uma derrota de ser eliminada do Major.

Alguém explica?

Um grave erro técnico atrasou a partida da FURIA contra a AVANGAR em mais de duas horas. Enquanto isso os jogadores ficaram online no servidor aguardando o início da partida. Para passar tempo, além de ficar se matando, eles ficaram “entrosando” e brincando durante o mapa. Em um dos momentos, diversos jogadores ficaram fazendo malabarismo.

Comeback

Jogando na Nuke, Grayhound e Vitality faziam parte do pool das equipes que perderam a primeira partida. Com um lado contraterrorista quase perfeito, a Grayhound deu indícios de que iria fechar o mapa com facilidade e ia para o segundo dia com uma vitória e uma derrota. No entanto, a Vitality da revelação ZywOo correu atrás do prejuízo e conseguiu vencer a partida na prorrogação por 19 a 16.

Ponto baixo

A representante do Brasil na primeira fase do Katowice Major 2019 não conseguiu terminar o primeiro dia com nenhuma vitória. A FURIA Gaming perdeu as partidas contra a NiP e AVANGAR, ficando a apenas uma derrota de ser eliminada da competição.

Ponto alto

A organização finlandesa ENCE é um dos pontos altos no primeiro dia da competição. Com um jogo extremamente organizado, a equipe venceu os dois mapas que disputou nesta quarta. É um time pra ficar de olho e observar bastante. Tem de tudo para dar muito trabalho caso avance na próxima fase do Katowice Major 2019.

Primeiro dia do Katowice Major 2019

FURIA Gaming (02)

A equipe brasileira iniciou a trajetória nos Majors contra a Ninja in Pyjamas. Além de enfrentar uma equipe tradicional do cenário de CS:GO, os brazucas também jogaram contra a AVANGAR. Os brasileiros perderam a primeira partida, disputada no mapa Mirage, por uma grande diferença. a NiP venceu por 16 a 6. O placar foi o mais elástico da primeira rodada do Major. No segundo jogo a FURIA mostrou porque conseguiu a vaga na competição e teve um início arrasador. Jogando de novo na Mirage, a equipe conseguiu manter a vantagem até o finzinho da partida, mas viu a AVANGAR ficar na frente do placar e fechar a partida por 16 a 14. Com a derrota, a equipe brasileira não pode perder mais nenhum jogo se não quiser se despedir do Major. A equipe agora só vai realizar partidas MD3.

Ninjas in Pyjamas (11)

Os suecos tiveram como adversário os brasileiros da FURIA e equipe australiana da Renegades. A equipe dos experientes GeT_RiGhT e f0rest amassou a FURIA na primeira partida do Major e avançaram com facilidade. Aplicaram uma “goleada” de 16 a 6 na Mirage e se garantiram com uma vitória e nenhuma derrota. A NiP jogou pela segunda vez no dia na Mirage. Ao contrário da partida contra os brasileiros, a equipe teve mais dificuldades contra a Renegades. A partida foi muito disputada, mas a NiP não conseguiu garantir a vitória e perdeu por 16 a 13.

Cloud9 (11)

A organização americana enfrentou a Grayhound e os chineses da TYLOO. Avançaram com facilidade no primeiro mapa apesar de um lance polêmico do sueco Flusha. A partida terminou 16 a 11 com os americanos tendo domínio dos dois lados do mapa. Já jogando contra a TYLOO os americanos não tiveram a menor chance. Os chineses passaram o carro na Cloud9 jogando na Overpass, que pontuou apenas três vezes no mapa. Com a derrota, a Cloud9 joga a MD1 amanhã em busca da segunda vitória no Major.

fnatic (02)

A equipe sueca enfrentou a ViCi Gaming e Winstrike. Estreando contra os chineses da ViCi Gaming, a organização sueca foi surpreendida e perdeu o mapa da Overpass. Com grandes nomes do cenário como KRIMZ e JW, a fnatic tomou um passeio e não conseguiu se encontrar contra a ViCi. O que parecia apenas um devaneio da tradicional organização de CS:GO mostrou ser um problema muito mais sério. Jogando contra a Winstrike, a fnatic foi engolida na Train e só conseguiu entrar na partida na segunda metade, depois de perder por 13 a 2. No entanto, a sequência de pontos não foi o suficiente. A Winstrike fechou o mapa por 16 a 11.

G2 eSports (11)

O time do awper kennyS teve como adversários a Vega Squadron e os finlandeses da ENCE. Jogando na Cache contra a Vega, os franceses tiveram a partida mais difícil e equilibrada do primeiro round do Major. A partida ameaçou ir para a prorrogação, mas terminou 16 a 14 para kennyS e cia. Depois de uma primeira partida equilibrada, a G2 não conseguiu se encontrar na Overpass jogando contra a ENCE. Nem o talento de kennyS conseguiu espaço e os franceses só venceram seis rounds, perdendo a partida por 16 a 6.

Winstrike (11)

Nas duas primeiras partidas do Major, os russos enfrentaram a NRG e a fnatic. No duelo Estados Unidos contra Russia do CS:GO, os russos levaram a pior. Jogando na Nuke, a Winstrike perdeu por 16 a 9. Tudo indicava uma sequência de duas derrotas para a organização russa. No entanto, a Winstrike fez uma excelente partida na Train enquanto a fnatic fez uma partida abaixo do comum. Dominando o mapa jogando de contraterrorista, a Winstrike pontuou o suficiente para garantir uma vantagem no placar que permitia com que a equipe cometesse erros e conseguisse se recuperar. Os russos venceram por 16 a 11 e estão com uma vitória e uma derrota na competição.

Vega Squadron (11)

Os russos enfrentaram a G2 eSports e fizeram um duelo de conterrâneo contra a Spirit. Na partida contra a G2, a Vega fez uma excelente partida, mas não foi o suficiente para ganhar o primeiro mapa do Major, perdendo a partida por 16 a 14. A primeira vitória no Major foi contra os conterrâneos da Spirit. Jogando na Mirage, a Vega conquistou a primeira vitória por 16 a 14 e chega no segundo dia com uma vitória e uma derrota.

TYLOO (20)

Nas duas primeiras partidas no Major, os chineses enfrentaram a Vitality e a Cloud9. Jogando na Inferno a TYLOO fez uma partida equilibrada na primeira metade, mas deslanchou de contraterrorista e venceu dos franceses da Vitality por 16 a 8. A TYLOO se juntou ao seleto grupo que venceu tudo que jogou nesta quarta. Os chineses não deram chance para os americanos da Cloud9 e conquistaram uma vitória fácil na Overpass. Encerrando a participação da equipe no primeiro dia de competição vencendo por 16 a 3.

ViCi Gaming (11)

A equipe que todo mundo apostou que teria três derrotas enfrentou a fnatic e a NRG. Os chineses fizeram a primeira zebra do Katowice ao vencer a fnatic na Overpass por 16 a 9. O bom desempenho no mapa anterior contra a fnatic não foi repetido na segunda partida. A equipe não conseguiu se encontrar e sequer chegou perto de ameaçar a NRG. Jogando na Overpass, a ViCi perdeu por 16 a 6.

ENCE (20)

Os finlandeses da ENCE tiveram como adversários a Spirit e e a G2. O primeiro mapa foi a Nuke, e a ENCE teve vantagem e conquistou a primeira vitória na competição por 16 a 10. Uma das surpresas mais agradáveis do Katowice Major 2019 terminou o primeiro dia de competição invicta. Com partidas extremamente consistente e um map pool variado, a equipe finlandesa não tomou conhecimento da G2 e venceu na Overpass por 16 a 6. A equipe agora irá disputar o MD3 para tentar garantir a vaga na próxima fase do Major.

AVANGAR (11)

Renegades e a equipe brasileira FURIA foram os dois primeiros adversários da AVANGAR. A equipe não conseguiu ser melhor que os australianos da Renegades e perdeu na Train por 16 a 8. Jogando na Mirage, a AVANGAR enfrentou os brasileiros e conseguiu levar a melhor. Apesar de ficar atras no placar durante grande parte da partida, a equipe ficou na vantagem no momento certo. Em um mapa extremamente equilibrado, a AVANGAR venceu por 16 a 14 e garantiu a primeira vitória da equipe no Major.

Spirit (02)

Os russos da Spirit enfrentaram a ENCE e a Vega Squadron no primeiro dia de competição. Contra a ENCE, os russos não conseguiram sobrepor o estilo de jogo e perderam por 16 a 10 na Nuke. No segundo mapa, a Spirit fez um jogo disputadíssimo com a Vega Squadron, mas não foi o suficiente para conseguir a primeira vitória no Major. Jogando na Mirage, a equipe perdeu por 16 a 14.

NRG (20)

A NRG enfrentou a Winstrike e a ViCi Gaming. O primeiro dia começou com vitória para os americanos, vencendo a partida contra a Winstrike por 16 a 9 na Nuke, confirmando o favoritismo. Os americanos encaminharam a classificação para a próxima etapa do Major. A NRG fez um jogo seguro e não deu chances para a surpresa ViCi Gaming repetir o bom desempenho contra a fnatic. E organização americana jogou na Overpass e venceu por 16 a 6. A partir de agora a NRG só vai realizar partidas MD3 para definir se avança ou não para a próxima etapa.

Vitality (11)

Os chineses da TYLOO e os australianos da Grayhound foram os confrontos do dia. A equipe da promessa ZywOo perdeu o mapa contra a TYLOO por 16 a 8 jogando na Inferno. Já na segunda partida, na Nuke, os franceses tiveram uma péssima primeira metade, virando o mapa por 13 a 2. No entanto, correram atrás do resultado e chegaram a deixar a partida 13 a 11. A Grayhound chegou a deixar no match point, mas a Vitality correu atrás do prejuízo e levou para a prorrogação. Em uma virada espetacular, venceram a partida por 19 a 16.

Renegades (20)

Os “cawboys” australianos enfrentaram a AVANGAR e a Ninjas in Pyjamas. No primeiro mapa a supremacia da Renegades foi mantida com uma vitória tranquila. A equipe fez uma boa partida na Train e venceu por 16 a 8. Na Mirage a Renegades se vingou da FURIA e venceu a NiP em uma partida disputada até o fim. Com uma excelente atuação do AZR, a equipe australiana garantiu a segunda vitória na competição e também entrou para o grupo de equipes que vão disputar o MD3 para tentar avançar para a fase de lendas do Major.

Grayhound (02)

Sem favoritismo em nenhuma partida, a Grayhound jogou contra a Cloud9 e a Vitality. Fizeram um bom jogo contra a Cloud9, mas não o suficiente para garantir a vitória. Jogando na Mirage, os australianos perderam por 16 a 11. No segundo mapa da equipe, chegaram a emplacar uma excelente vantagem na Nuke contra a Vitality, mas perderam o controle da partida e quase tomaram a virada. Com a partida 13 a 11, a Grayhound achou um round que os colocou de volta na partida, mas não foi o suficiente e a partida foi resolvida na prorrogação. A Grayhound acabou não segurando a onda e perdeu o mapa por 19 a 16, fechando o primeiro dia com duas derrotas.

LEIA MAIS

FURIA perde para a NiP na estreia do Major Katowice 2019 de CS:GO

FURIA perde mais uma e se complica no Major de Katowice

Valve corrige bug da smoke depois de reclamação do TACO