Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Flamengo perde para time grego no Rio e fica com o vice no mundial de Basquete

O Flamengo não resistiu à força do AEK (Grécia) e acabou derrotado por 86 a 70 na final da Copa Intercontinental da FIBA (Federação Internacional de Basquete), que equivale ao Mundial da modalidade. O jogo aconteceu neste domingo (17), na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. O destaque da partida foi o armador americano Jordan Theodore, com 22 pontos e cinco assistências. Pelo lado do Rubro-Negro, Anderson Varejão foi o cestinha com 21 pontos e 11 rebotes.

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Crédito: Flamengo basquete twitter oficial

O jogo

O AEK se destacou pela consistência defensiva desde o início da partida, freando o ímpeto do quinteto do Flamengo. O primeiro quarto terminou com a vitória parcial dos gregos por 20 a 19, apesar do bom início dos brasileiros empurrados pela torcida que compareceu em bom número ao ginásio.

No segundo período o AEK começou a disparar na liderança da partida, abrindo nove pontos de vantagem para o Mengão, diferença que se manteve ao final da segunda parte do jogo. Com contra-ataques rápidos, uma defesa quase perfeita e Jordan Theodore inspirado, controlando os 24 segundos no ataque e pontuando, os europeus impuseram um forte ritmo diante dos cariocas. Apesar de uma ligeira melhora após orientações do técnico Gustavo de Conti, os arremessos precisos de Anderson Varejão e a cadência de Balbi, o Flamengo não conseguiu impedir que o segundo quarto terminasse em 42 a 33 para o AEK.

Parte final

A terceira parte do jogo mostrou que seria praticamente impossível para o Flamengo virar a partida. O AEK começou abrindo 5 a 0 nos primeiros minutos, mas viu a torcida empurrar o time do Rio aos gritos de “vamos virar, Mengo!” e o placar chagar a 47 a 42. Os erros do time brasileiro e a tranquilidade e eficiência dos gregos porém, decretaram um melancólico 63 a 55 para a equipe da Grécia antes do último quarto.

No último ato da final o que se viu foi um Flamengo desesperado e errando muito em bola de três pontos forçadas e um AEK controlando a partida e impedindo o jogo coletivo do time brasileiro. A quatro segundos do fim, houve confusão após o time grego parar o jogo para comemorar junto aos 100 torcedores que compareceram ao ginásio. A atitude irritou os cariocas ao final do jogo que terminou em 86 a 70 para o AEK.

Sonho adiado

O Flamengo buscava seu segundo título no mundial após o triunfo em 2014, enquanto o AEK voltou a ter uma equipe de basquete após cinco anos de portas fechadas na modalidade. O campeonato terminou com o San Lorenzo na terceira posição e o Austin Spurs como último colocado.

LEIA MAIS: 

Há 20 anos, Vasco x Fluminense também causava confusão e até WO. Relembre: