Forbes tem Neymar e mais três brasileiros no ranking monetário esportivo

A revista Forbes tem um ranking monetário esportivo que lista jogadores, times, marcas e agências e seus “poderes financeiros”. Atualmente quatro brasileiros estão na lista: Neymar, Thiago Silva, Oscar e Hulk. Entenda como funciona o ranking e a influência desses quatro brasileiros nos negócios.

Juvenal Dias
Colaborador do Torcedores

Crédito: Instagram/ Neymar. Muitas marcas procuram se associar com Neymar para ter bom retorno financeiro

O Forbes Sports Money Index (SMI) é uma espécie de ranking que lista tudo relacionado a esportes e negócios. A revista criou esta lista em fevereiro de 2017 e atualmente conta com quatro jogadores brasileiros. Neymar é o melhor colocado do país, ocupa a 20ª colocação. É o único entre os 100 primeiros. O zagueiro Thiago Silva ocupa a posição 176. O meia Oscar está na 310ª posição e Hulk ocupa a 360ª posição. Mas, isoladamente, isso não significa muita coisa, é preciso entender o conceito do ranking.

Frenquentemente, a Forbes lista os jogadores mais bem pagos ou mais caros, times com mais lucros ou investimentos, marcas que mais colocam dinheiro no esporte. LeBron James é o jogador mais bem pago da NBA. No entanto, além da qualidade esportiva, o que o faz ter tanto sucesso no mundo dos negócios? É a relação que ele tem com outras entidades poderosas dentro do mundo esportivo. É patrocinado pela Nike, Coca-Cola, Intel, Verizon e Kia Motors, joga no Los Angeles Lakers e é agenciado pela Klutch Sports Group. Assim LeBron ocupa a 4ª colocação geral e é o primeiro entre atletas.

Critérios

A Forbes utiliza dois critérios para listar as entidades. A primeira é o poder financeiro de cada uma dentro de sua própria categoria. Atletas recebem pontos por salários, contratos e títulos. Agências são avaliadas por suas comissões. Equipes são avaliadas pelo seu valor, receita e renda operacional. Marcas entram na questão de seu valor, receita e quanto investem no esporte.

O segundo critério é como essas entidades fazem conexões com as outras esferas esportivas. Então o Barcelona é a equipe mais bem sucedida nos negócios porque tem a Nike (1) como fornecedora de matérias, tem em seu elenco Messi (5), Piqué (49) e Suárez (89) e tem a Gilette – P&G (218) como uma de suas patrocinadoras. Por isso ocupa a terceira colocação geral.

Assim, caso a Visa (147) queira fazer uma ação promocional com o Neymar (20) teria mais sucesso do que a Samsung (138) com Roger Federer (155) ou se a AT&T (194) patrocinasse uma luta de Floyd Mayweather (122). Thiago Silva (176) está à frente de multi-campeões, como Lewis Hamilton (217) e Novak Djokovic (265). Isso porque está relacionado à Nike (1) e ao PSG (48).

LEIA MAIS

LeBron James é o jogador mais rico da NBA em 2018, segundo Forbes; veja Top 10