Liga Ouro 2019: torneio de acesso ao NBB teve início nesta quarta-feira (13)

A Liga Ouro de Basquete 2019 começou nesta última quarta-feira (13). O Londrina jogou contra o Blumenau Basquete e o Campo Mourão disputou com o Pato Basquete. Os londrinenses venceram os catarinenses por 79 a 66. Já na disputa apenas entre paraenses, o Campo Mourão saiu-se melhor e bateu o Pato Basquete por 95 a 90.

Joao Gabriel Tavares
Colaborador do Torcedores

Crédito: Facebook/ Reprodução

No total, oito equipes disputam as partidas da Liga Ouro 2019, sendo duas delas estreantes. Três equipes vêm do Paraná: Campo Mourão Basquete, Londrina e Pato Basquete. Outras duas são do estado de São Paulo: Renata/Rio Claro e São Paulo. Três equipes fecham a lista: Basquete Blumenau (SC), Unifacisa (PB) e Cerrado Basquete (DF).

Há atletas experientes, jovens promessas e estrangeiros. A Liga Ouro de Basquete equivale à Segunda Divisão do NBB, o campeonato brasileiro de basquete masculino. A Liga foi criada em novembro de 2013 e vem sendo realizada todos os anos desde 2014.

No atual formato do torneio de acesso ao NBB, todas as equipes jogam entre si duas partidas (uma como visitante, a outra como anfitrião). Os dois primeiros colocados ao término de todos os jogos classificam-se diretamente para a semifinal, ao passo que o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados jogam entre si as quartas de final.

As quartas são disputadas em melhor de três jogos. Os dois melhores passam à próxima fase do torneio e disputam as semifinais com as duas equipes previamente classificadas. As semifinais serão disputadas no melhor de cinco jogos, assim como a Grande Final. O campeão da Liga Ouro 2019 ganha acesso à próxima temporada do NBB (2019/2020).

Esta será a quinta edição do tornei de acesso ao NBB. Rio Claro, que disputará a Liga Ouro desse ano, foi o primeiro campeão do torneio, em 2014. No ano seguinte foi a vez dos gaúchos de Caxias do Sul, que bateram o Sport (ES). Em 2016 e 2017 houve dobradinha carioca. O Vasco da Gama venceu o Campo Mourão e no ano seguinte foi a vez do Botafogo, que eliminou o Joinville. Já em 2018 foi a vez do Corinthians vencer o São José e ganhar acesso ao NBB Caixa 2018/2019.

Veja quais são as próximas partidas da Liga Ouro 2019:

Quinta-feira (14): Unifacisa x Renata/Rio Claro (20:30, horário de Brasília)

Sexta-feira (15): Londrina x Pato; Campo Mourão x Blumenau (19:30, horário de Brasília)

Sábado (16): Unifacisa x São Paulo (17:30, horário de Brasília); Basquete Cerrado x Renata/ Rio Claro (18:00, horário de Brasília)

LEIA MAIS

Basquete Cearense é derrotado pelo São José e segue em 11º no NBB

Com forte jogo coletivo, Pinheiros bate Joinville e mantém liderança do NBB

Em partida eletrizante, Mogi vence Vasco com cesta no estouro do cronômetro