“Parece um conto de fadas”, diz Novak Djokovic ao ser eleito Atleta do Ano pela Laureus

O Laureus Awards é a mais importante premiação no mundo do esporte. E Novak Djokovic já está bastante familiarizado com ela. Nesta segunda-feira, o tenista recebeu o prêmio de Atleta do Ano pela quarta vez. A cerimônia de premiação foi em Mônaco.

Paula Rühling
Jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por esportes. Ex atleta de natação e típica jogadora de tênis de final de semana. Objetivo de vida: nunca deixar de contar boas histórias.

Crédito: Divulgação / Twitter @LaureusSport

Novak Djokovic poderia ter recebido o título de “Retorno do Ano” do Laureus 2019. Após cirurgia no cotovelo, e andar desacreditado em seu próprio jogo, o sérvio voltou às quadras e venceu dois Grand Slams seguidos. Porém, Novak não foi indicado à categoria. Por outro lado, venceu a maior premiação da noite, em Mônaco.

Djokovic foi eleito o “Atleta do Ano”. Além das conquistas em Wimbledon e no US Open, o atual tenista número um do mundo se tornou, em 2018, primeiro a conquistar todos os Masters 1000 do circuito mundial. Ele tem se mostrado em uma fase espetacular, e apesar da forte concorrência pelo Laureus, a condecoração foi merecida. E seu discurso, emocionou.

“Eu não sabia o que esperar esta noite. Eu vivo a filosofia: ‘não espere nada, que então você terá tudo”. E hoje diferentes atletas (…) aqueceram meu coração com suas histórias, suas experiências. E provaram a mim, e a todo mundo, que espírito de luta, resiliência estão sempre presentes, e que todos nós deveríamos aprender estes valores.”

Duas pessoas foram citadas por Novak Djokovic em seu discurso. A primeira delas, Nelson Mandela, fundador da organização, ao citar sua frase: “o esporte tem o puder de mudar o mundo”. Além de agradecer à academia Laureus em geral, os agradecimentos do tenista foram todos para a esposa. Principalmente pelo apoio recebido por ela durante o período longe das quadras. Período em que ele relembra também em sua fala.

“Eu precisei de alguns meses para encontrar um propósito novo, e eu acho que este prêmio realmente reflete e simboliza a minha jornada. (…) Estar aqui na frente de vocês e relembrar minha história, parece um conto de fadas. Mas me revela que nestes momentos, quando você está enfrentando adversidades ou desafios,  você sempre deve olhar para dentro. Pois é ai que está a luz.”

O prêmio

O prêmio de Atleta do Ano é atribuído ao esportista que melhor demonstra desempenho e conquistas, como títulos consecutivos ou múltiplos de campeonatos mundiais, continentais, internacionais ou nacionais e importantes. Ou ainda para aqueles que estabeleceram novos recordes mundiais ou melhores desempenhos.

Em 2019, concorriam também ao prêmio Kylian Mbappé, LeBron James, Lukas Modric, Eliud Kipchoge, e Lewis Hamilton.

O Laureus World Sports Awards é a principal cerimônia de premiação esportiva global. Todos os anos, honramos as maiores conquistas e indivíduos de toda a paisagem esportiva e celebramos o poder do esporte para mudar o mundo. Os candidatos são indicados pela mídia mundial, com os vencedores selecionados por lendas do esporte global: membros da Laureus World Sports Academy.

Leia mais

Seleção francesa de futebol vence prêmio Laureus de melhor time de 2018

Naomi Osaka é eleita a atleta revelação de 2018