Opinião: os três melhores jogos de futsal que eu já assisti

Publicado às

Um apaixonado pelo esporte, busco conhecer as histórias e sempre me atualizar sobre o mundo esportivo.

Falcao

Crédito: Reprodução/Instagram

O Futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil. Mesmo não sendo um esporte olímpico, traz a emoção do futebol para as quadras, e foi essa energia que senti nesses 3 jogos.

Brasil 3 a 2 Espanha – Copa do Mundo de Futsal 2012

Brasil e Espanha protagonizam uma das maiores rivalidades das quadras. A seleção brasileira buscava o seu 5° título e a seleção espanhola o seu 3° título da Copa do Mundo de Futsal. Ambos passaram pela fase iniciais com facilidade e liderando seus grupos. O Brasil, líder do grupo C, bateu o Panamá por 16 a 0 nas oitavas, passou pela Argentina com uma vitória por 3 a 2 nas quartas e já na semifinal, venceu a Colômbia pelo placar de 3 a 1 e chegava como favorito para a final diante os espanhóis. A Espanha liderou o grupo B, venceu a Tailândia por 7 a 1 nas oitavas, bateu a Rússia por 3 a 2 nas quartas e venceu a Itália por 4 a 1 na semifinal.

A Espanha dominou o Brasil na primeira etapa do jogo e criou as melhores chances. Na volta para a segunda etapa, o Brasil impôs o seu jogo e abriu o placar com Neto. Após sair atrás do placar, a seleção espanhola imprimiu um ritmo mais forte e acabou virando o jogo com gols de Torras e Aicardo. Atrás do placar e precisando do empate, a seleção brasileira colocou em quadra o seu goleiro linha e assim conseguiu o empate, com gol anotado pelo Falcão. O jogo terminou empatado e foi para a prorrogação.

Na prorrogação, a partida seguiu truncada e restando apenas 19 segundos para o fim da partida, a estrela do fixo Neto brilhou e o brasileiro conseguiu o milagroso gol do título. Assim o Brasil se tornou pentacampeão do Mundo de Futsal. A emoção tomou conta do ginásio e a seleção brasileira mais uma vez fez história no futsal.

Portugal 3 x 2 Espanha – Eurocopa de Futsal 2018

Portugal buscava a conquista inédita da Eurocopa de Futsal e contava com o seu craque Ricardinho. A Espanha, já consolidada no cenário do futsal mundial, buscava o seu 8° título da competição. Liderando os seus grupos na primeira fase, Portugal e Espanha tiveram caminhos bem diferentes nas fases eliminatórias da Eurocopa de Futsal. Portugal bateu a seleção do Azerbaijão por 8 a 1, já a Espanha venceu a Ucrânia pelo placar de 1 a 0. Nas semifinais, a seleção portuguesa derrotou a Rússia por 3 a 2, e a Espanha empatou com o Cazaquistão pelo placar de 5 a 5 e venceu nos pênaltis por 3 a 2.
A seleção de Portugal abriu o placar com gol do craque Ricardinho logo no início do jogo, a Espanha empatou com Tolrà após uma bela tabela pela ala esquerda, Lin virou a partida depois de uma jogada ensaiada na cobrança de falta, Portugal continuava pressionando e a seleção espanhola cadenciava a partida e criava algumas chances, após a entrada do goleiro linha a seleção portuguesa conseguiu o empate com Bruno Coelho e a partida foi para a prorrogação.
Na prorrogação, a seleção espanhola pressionou nos primeiros minutos, mas o goleiro André Sousa fez belas defesas. Ricardinho saiu machucado e Portugal seguiu apostando no seu sistema defensivo. A Espanha cometeu a sua 5ª falta e a seleção portuguesa teve direito a cobrança do tiro de 7 metros. Bruno Coelho converteu a cobrança e anotou o seu 2° gol na partida. Portugal se tornou campeão da Eurocopa de Futsal de 2018 e Ricardinho mostrou ao mundo quem é o melhor jogador da atualidade.

Corinthians 5 x 2 Magnus Futsal – Final Liga Nacional de Futsal 2016 (Jogo 2)

O Corinthians buscava a conquista inédita da Liga Nacional de Futsal. Foram 6 eliminações em edições anteriores ainda na semifinal. Os alvinegros chegavam a sua a primeira final e enfrentaram a equipe do principal jogador do esporte, o craque Falcão. Venceram a primeira partida em Sorocaba pelo placar de 4 a 2 e precisava apenas de um empate em casa para a conquistar o título.

O Corinthians abriu o placar com Leandro Caires. Falcão empatou o jogo, mas o veterano Vander Carioca deixou os alvinegros na frente do placar, Deives e Marcel ampliaram o marcador, Daniel diminuiu para o Sorocaba e após a equipe do interior colocar o goleiro linha, o baixinho bom de bola Deives marcou o seu 2° gol e deu números finais ao jogo. O Corinthians venceu o Sorocaba por 5 a 2 e se tornou o campeão da Liga Nacional de Futsal de 2016. A torcida alvinegra foi a loucura e fez a festa no ginásio do Parque São Jorge.