Futebol

Pelé jurou nunca jogar outra Copa após eliminação em 1966

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto publicada no twitter do Rei do Futebol.

A eliminação do Brasil ainda na fase de grupos na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, quase privou fãs de futebol em todo o planeta de desfrutar das atuações de Pelé no mundial seguinte, disputado no México em 1970 e que consagrou a seleção canarinho como a primeira tricampeã. Em sua conta no twitter, o Rei do Futebol revelou nesta segunda-feira (11): “jurei nunca jogar outra Copa”.

Já conhece o Fantasy Torcedores? Entre em http://fantasy.torcedores.com/ e escale seu time!

Então bicampeão após os triunfos na Suécia em 1958 e no Chile em 1966, o Brasil chegava à Inglaterra na condição de favorito ao título. Porém, a seleção ficou apenas em terceiro lugar no grupo que também tinha Portugal, Hungria e Bulgária. Pelé marcou um dos gols na estreia, quando o Brasil venceu a Bulgária por 2×0. Aquela foi a única vitória brasileira nos gramados ingleses, antes das derrotas contra Hungria e Portugal, por 3×1 nos dois jogos.

Contra os portugueses, Pelé ainda sofreria uma lesão no joelho direito, em lance contra o zagueiro Morais. Quatro anos antes, no Chile, Pelé já havia se lesionado – com apenas um gol naquele mundial, o protagonismo do bicampeonato ficou por conta de Garrincha e Vavá. “Eu jurei nunca jogar outra Copa do Mundo depois da eliminação de 1966. A lição é que você nunca deve ter medo de mudar de ideia” – publicou Pelé no twitter, em inglês e em português.

Pelé foi fundamental no tricampeonato conquistado no México. Marcou quatro gols, um deles na final, quando o Brasil goleou a Itália por 4×1. Nas quatro Copas que disputou entre 1958 e 1970, o Rei do Futebol marcou 12 gols.

Leia mais:

Pelé 78 anos: Mundo do futebol parabeniza o Rei pelo aniversário