Por que Real Madrid x Barcelona é conhecido como ‘El Clásico’?

Apesar de toda história de rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, o dérbi espanhol só começou à ser chamada de ‘El Clásico’ (O Clássico, em português) há pouco mais de uma década. Sendo escrito de mil maneiras, o termo ‘clásico’ começou a ser usado, com o ‘el’ pelos meios de comunicação da Espanha.

Gabriel Dias
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Real Madrid

A denominação acabou permanecendo fixa no dia a dia dos espanhóis e todo mundo passou à saber que a expressão se referia ao confronto entre as duas maiores equipes do país. Em todo o mundo as pessoas falam sobre “El Clásico” para mencionar o encontro entre as duas equipes.

Se você está procurando uma explicação mais específica sobre para a pergunta, pode dizer que o jogo é chamado de ‘El Clásico’ por se tratar do confronto entre as duas equipes mais representativas e transcendentais da Espanha.

A primeira partida entre FC Barcelona e Real Madrid CF, foi disputada no dia 13 de Maio de 1902 nas semifinais da antiga Copa de la Coronación, precedente da atual Copa do Rei e o Barcelona venceu este jogo por 3 a 1. De lá pra cá já foram 238 partidas disputadas entre os clubes

Os rivais terão dois importantes clássicos nesta sema. Eles decidem nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, qual dos dois vai disputar a final da Copa do Rei – o jogo de ida terminou 1 a 1. E no sábado, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez pelo Campeonato Espanhol.

Leia mais:

Quatro vezes que Sérgio Ramos brilhou contra o Barcelona

Messi jogará seu 40º ‘El Clásico’ contra o Real Madrid

Real Madrid e Barcelona farão ‘El Clásico’ também no basquete