Santos é o único brasileiro em lista de maiores clubes do mundo divulgada por revista francesa

O Santos é um dos 30 maiores clubes do mundo na atualidade. Pelo menos é o que aponta o ranking divulgado pela revista France Football nesta segunda-feira (11). O Peixe ocupa a vigésima sétima posição da lista, empatado com Galatasaray (TUR), Independiente (ARG) e América (MEX), sendo o único brasileiro presente nesta classificação.

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Crédito: Santos site oficial

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Além dos dois clubes sul-americanos mencionados, o Boca Juniors também faz parte da lista, ocupando a décima oitava posição. O líder do ranking é o Real Madrid, seguido por Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique e Liverpool no “top 5”.  Veja a lista completa:

Como foi feito o ranking?

A classificação da France Football para os maiores clubes do mundo foi baseada em dez critérios: títulos, prêmios individuais, poder de repercussão, atividade em redes sociais, receitas, venda de camisas, contratações, valor de mercado, número de campeões mundiais em atividade, e a polêmica e subjetiva mística das equipes.

A revista utilizou critérios comuns a todos os continentes, ou seja, que pudessem ser aplicados igualmente em cada um deles. Desta forma os campeonatos e ligas nacionais foram desconsiderados, pela disparidade no nível entre eles (segundo a revista), sendo levadas em consideração apenas as principais competições continentais (no caso da América do Sul, a Libertadores da América). De acordo com o periódico francês, outros critérios relativos às torcidas e estádios também não entraram na formulação do ranking, por ausência de dados confiáveis.

A pontuação

Em cada um dos critérios, o clube com melhor rendimento na categoria recebia 20 pontos, o segundo 19, o terceiro 18, e assim por diante. A pontuação final foi obtida com base na soma do que foi obtido em todos os critérios.Como resultado final, o Real Madrid teve 184 pontos e o Santos acumulou 18.

LEIA MAIS:

Mercado da bola: Juventus anuncia Aaron Ramsey para a próxima temporada

Santos terá retornos para a estreia na Sul-Americana; veja a provável escalação