7 fatos que marcaram o fim de semana do futebol europeu

O fim de semana do futebol europeu foi recheado de clássicos, jogos decisivos e mudanças de tabela. Já em março, as grandes ligas começam a ter grandes decisões e a disputa do título, por vagas na Champions League e rebaixamento fica ainda mais acirradas.

Paulo Silva
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Foto: Divulgação/Twitter Barcelona

Do ‘El Clásico’ ao grande clássico de Portugal, veja alguns fatos que marcaram o fim de semana no futebol europeu:

1- Barcelona vence Real Madrid de novo e agora está à frente do rival no retrospecto histórico 

Foto: Divulgação Twitter/Barcelona

Virou rotina. Como na última quarta-feira (27), o Barça voltou a vencer o Real, dessa vez pelo Campeonato Espanhol. Novamente no Santiago Bernabeu, o time da Catalunha foi mais economizador neste jogo, vencendo “apenas” por 1 a 0, diferente do 3 a 0 da partida pela Copa do Rei da Espanha.

Um fato que chamou atenção foi um lance polêmico envolvendo Sérgio Ramos e Messi, em que o argentino xinga o zagueiro do Real após confusão entre os dois.

Agora, os Culés têm 96 vitórias contra 95 dos Merengues, o que fez o Barça voltar a liderar no retrospecto pela primeira vez desde 1932. Além do mais, a equipe de Lionel Messi abriu 12 pontos de diferença na La Liga, com 60 contra 48 do grande rival.

2- Manchester City é líder da Premier League 

Foto: Divulgação/Twitter Manchester City

O Liverpool chegou a ter 10 pontos de diferença contra o Manchester City em 29 de dezembro. Tempos depois, no dia 03 de março, o time de Pep Guardiola assume a liderança novamente, justamente no momento decisivo do campeonato, em que falta apenas nove rodadas para o fim.

A liderança se dá por dois motivos: vitória do City no sábado (02), contra o Bournemouth, por 1 a 0, gol de Mahrez. Empate do Liverpool com o Everton, neste domingo (03), por 0 a 0, no Goodison Park. Agora, a equipe de Manchester têm 71 pontos, contra 70 do Reds. Além do mais, o atual campeão do Campeonato Inglês tem vantagem no saldo, com 56 contra 49.

3- Bayern empata em número de pontos com Borussia Dortmund

Foto: Divulgação/Twitter Bayern de Munique

É oficial: o Bayern chegou. Em certo momento, o Borussia Dormund esteve nove pontos à frente dos Bávaros, diferença que se esvaiu e se tornou zero. O BVB tropeçou de novo ao perder fora de casa do Augsburg, enquanto o time de Munique atropelou o Borussia Monchengladbach por 5 a 1, fora de casa.

A tabela tem o Borussia ainda líder com 54 pontos, mesmo número de pontos do vice Bayern. A diferença fica por conta do saldo de gols, em que o aurinegro leva vantagem por 58 a 56. Os times se enfrentam daqui quatro rodadas, na Allianz Arena.

4- Juventus soberana no Campeonato Italiano 

Foto: Divulgação/Twitter/Juventus

Não há campeonato. A Juventus simplesmente está voando e já é a virtual campeã, o que será o oitavo título consecutivo. Um domínio que não há em nenhuma grande liga da Europa, nem mesmo na França e Alemanha.

Contra o Napoli, vice-líder da Série A Tim, a Juve venceu por 2 a 1, fora de casa, e agora está 15 pontos à frente na liderança. Cristiano Ronaldo nem precisou marcar para o time vencer, sendo os gols de Pjanic e Can. A equipe de Turim têm 23 vitórias, três empates, nenhuma derrota e 72 pontos. O foco do clube é terminar de forma invicta.

5- Mbappé resolve!

Foto: Divulgação/Twitter Kylian Mbappé

Ainda sem Neymar, resta a Mbappé resolver os jogos do PSG. Mais uma vez, o jovem francês correspondeu e garantiu mais uma vitória de seu time. No jogo, o atacante marcou dois gols, virou a partida contra o Caen e chegou aos 24 gols no Campeonato Francês, encostando em Messi pela chuteira de ouro, que tem 25 na La Liga.

Na liga, o PSG têm 71 pontos e caminha para mais um título em sua era vitoriosa.

6- Benfica vence clássico e é líder

Foto: Divulgação/Twitter Benfica

O clássico português foi recheado de emoções. Com a vitória, no Estádio do Dragão, o Benfica assumiu a liderança, justamente na casa do maior rival. Félix Sequeira e Rafael Silva viraram para a equipe de Lisboa, que havia saído atrás no placar, com um gol de Adrián López.

A vitória deixa o Benfica com 59 pontos, contra 57 do Porto, Se encaminhando para a reta final, esse resultado pode ser decisivo para o título nacional.

7- Outros clássicos importantes na Europa 

Foto: Divulgação/Twitter Tottenham

No Wembley, Tottenham e Arsenal empataram em 1 a 1, resultado que não foi bom para nenhum dos dois. Para os Spurs, praticamente não há mais chances de brigar pelo título, restando apenas a briga pela terceira colocação. Para o Arsenal, esse placar significou a perda da quarta colocação, que voltou a ser do Manchester United.

Em um dos maiores clássicos da Itália, a Lazio simplesmente passou por cima da Roma. Os gols do 3 a 0 foram marcados por Caicedo, Immobile e Cataldi, resultado que aproximou as equipes na tabela. No momento, os derrotados têm 44 pontos, na quinta colocação, contra 41 do time da casa.

LEIA MAIS:

Imprensa catalã repercute sobre Vinícius Junior: “Muito barulho por nada, como sempre”