Campeonato Paulista: veja cinco motivos para o Ituano surpreender o São Paulo

Neste domingo, 24 de março, o Ituano visita o São Paulo no Morumbi às 16h em jogo válido pelas quartas de finais do Campeonato Paulista. Como se classificou em primeiro no grupo, a equipe de Itu tem a vantagem de decidir o confronto em casa na quarta-feira. Listamos cinco motivos para acreditar que o Ituano pode surpreender o tricolor paulista.

Bruno Rodriguez
Colaborador do Torcedores

Não seria a primeira vez do Ituano

O Ituano já mostrou que pode surpreender os grandes no Campeonato Paulista. Em 2014 eliminou o Palmeiras na semifinal por 1 a 0 e venceu o Santos na grande final nos pênaltis, sagrando-se campeã paulista. Se tornando o único time do interior a vencer o Campeonato Paulista nesta década. O último campeão paulista fora os quatro grandes do estado de São Paulo foi o São Caetano em 2004.

Decisão em casa

Como o Ituano fez a melhor campanha de seu grupo na primeira fase, conquistou o direito de disputar o jogo da volta em seu domínio. Na primeira fase foram 6 jogos no Novelli Júnior sendo quatro vitórias e duas derrotas. Um aproveitamento de 66,6% jogando em casa. A goleada sobre o Santos por 5 a 1 foi diante de sua torcida também.

Martinelli 

Grande revelação e destaque do torneio até o momento, o atacante de apenas 17 anos do Ituano vive grande fase. Já sondado por diversos clubes brasileiros e internacionais, Martinelli é o artilheiro do time e vice artilheiro da competição com 6 gols marcados. Aproximadamente 30% dos gols marcados pela equipe ituana foi marcado por ele no Campeonato Paulista.

Má fase do São Paulo

É inegável que o time paulistano passa por um momento no mínimo conturbado. E isso pode influenciar dentro de campo. Eliminado precocemente na pré libertadores, troca de treinador e protestos da torcida pedindo a cabeça até do presidente. São provas do momento delicado do São Paulo. Dentro de campo, a nona classificação no geral na primeira fase do Campeonato Paulista prova que a equipe não vem em grande fase.

Boa fase do Ituano

Na primeira fase do Campeonato Paulista desse ano, a equipe de Itu marcou 19 gols em 12 jogos. Sendo assim o time que marcou mais tentos na fase primária, empatado com Santos e Red Bull. O Ituano surpreendeu o Santos de Sampaoli com uma goleada na quinta rodada, quando o mesmo estava com 100% de aproveitamento. A equipe do treinador Vinícius Bergantin é dona da melhor campanha do grupo D. Deixando para trás os tradicionais times Oeste e Botafogo-SP e também o gigante São Paulo.

Portanto, se existe um momento para um time do interior enfrentar um gigante do estado, o momento é esse.