Confusão por excesso de público em estádio do Iraque deixa feridos e uma pessoa morta, diz imprensa

Momentos de tensão foram vivenciados nesta sexta-feira (15) em um estádio de futebol no Iraque. Segundo a imprensa local, dezenas de pessoas ficaram feridas e ao menos uma foi morta em função da superlotação de torcedores para acompanhar o clássico Al Zawra’a e Al Quwa Al Jawiya. O duelo válido pelo Campeonato Iraquiano acabou sendo adiado.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Segundo informações da Federação Iraquiana cerca de 80 mil ingressos foram colocados à venda, mas o estádio só tem capacidade para 35 mil pessoas.

Na confusão, alguns torcedores foram prensados na grade até que a polícia permitisse o acesso deles ao gramado para evitar uma tragédia. O clássico iraquiano estava marcado para 13h (de Brasília), mas acabou sendo adiado, com data ainda a ser definida

Em comunicado oficial emitido, a federação iraquiana lamentou a tragédia e informou que já foi iniciada uma investigação para apurar as causas, mas não confirmou a existência de mortes. Confira:

“A Federação Iraquiana de Futebol expressa lamenta os acontecimentos de hoje que levaram ao cancelamento e adiamento do clássico entre Al Zawra’a e Al Quwa Al Jawiya, com o objetivo de preservas as vidas e a segurança dos nossos torcedores, jogadores dos dois times e arbitragem responsável pela partida.

Convocamos o Ministério da Juventude para abrir uma urgente e imediata investigação para descobrir as causas.

Todo o amor e respeito aos nossos amados torcedores, a segurança de vocês é maior que tudo. E isso também é um convite ao nosso governo para que possa construir imediatamente um estádio em Bagdá para comportá-los”. – afirmou o comunicado.