Futebol

Fifa confirma uso do VAR na Copa do Mundo de futebol feminino de 2019

Publicado às

Colaborador do Torcedores

VAR fifa

Crédito: Fifa Copa do Mundo Feminina twitter oficial

Após uma reunião realizada em Miami nesta sexta (15), o Conselho da Fifa aprovou a utilização do VAR na Copa do Mundo de futebol feminino que acontece na França em junho deste ano. A recomendação do uso da nova tecnologia na competição foi feita pelo Conselho de Arbitragem da própria entidade em março e o martelo foi batido nesta tarde.

A inserção do VAR na Copa do Mundo feminina seguirá os mesmos procedimentos do mundial masculino de 2018, primeiro em que esta ferramenta foi implantada. Para que a novidade fosse aprovada no torneio que se inicia no dia 7 de junho, o presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, Pierluigi Collina, comandou nos últimos meses, em Doha e Abu Dhabi um programa educacional sobre a utilização do árbitro de vídeo.

Pierluigi se mostrou satisfeito com a decisão tomada pela Fifa e está confiante na realização de um bom trabalho por parte da equipe de arbitragem: “Creio que é algo muito importante e consistente, mostrado pela Fifa, o fato de usar o VAR nos principais torneios. Então estou muito feliz”, comentou um dos principais reivindicadores da nova medida.

Assim como Collina, a árbitra alemã Bibiana Steinhaus também se mostrou motivada com a escolha da Fifa e garantiu o sucesso no uso da nova tecnologia na Copa: “Eu tenho 100% de certeza que faremos um ótimo uso e será de grande ajuda. Todos nós veremos, ao final do dia, que foi a decisão certa”.

A Copa do Mundo de futebol feminino acontece entre os dias 7 de junho e 7 de julho na França e o Brasil faz sua estreia no dia 9, às 10h30 (horário de Brasília), contra a Jamaica. A seleção brasileira está no grupo C e além das jamaicanas, enfrentará a Itália e a Austrália na primeira fase da competição.

LEIA MAIS:

Pela primeira vez, seleção brasileira feminina de futebol terá camisa exclusiva