Fórum de “Chaves” relembra jogadores citados em episódio clássico; confira

O animado futebol entre Chaves e Quico no pátio da vila em “Jogando Futebol” (1975) é um dos mais engraçados episódios para quem gosta do esporte no seriado “Chaves”. A discussão acalorada entre os dois personagens para saber afinal “quem vai ser o Luís Pereira” na cobrança de pênaltis é um momento clássico da série. E apenas o início de uma série de jogadores do futebol brasileiro serem citados.

Gustavo Militão
Jornalista de Recife-PE, apaixonado por esportes.

Crédito: Reprodução/YouTube

Certamente é uma tarefa dificíl até pros fãs do Chavinho relembrarem portanto quem foram os jogadores citados no episódio e onde atuaram. Todavia, o “Fórum Chaves”, uma das maiores comunidades voltada para os fãs de Chaves e Chapolin no Brasil com mais de um milhão e 700 mil seguidores no YouTube, resolveu dar uma mãozinha para os esquecidos. E portanto relembrou através da rede social quem foram os jogadores citados na clássica cena, bem como os clubes que defenderam.


A thread no Twitter até o fim do domingo (24), já tinha recebido 283 retweets. Na postagem são recordados todos os jogadores citados na dublagem brasileira do episódio. Relembre quem são eles:

Luis Pereira – Zagueiro ex-Palmeiras e Atlético de Madrid
Ataliba – Atacante ex-Juventus e Corinthians
Barbiroto – Goleiro, ex-São Paulo
Rodolfo Rodriguez – Goleiro, Ex-Santos
Gilmar – Goleiro, ex-São Paulo e Flamengo
João Marcos – Goleiro, ex-Guarani e Grêmio
Paulo Victor – Goleiro, ex-Fluminense

Ídolos mexicanos

O “Fórum Chaves” também citou quem são os jogadores que Chaves e Quico exaltam na versão em espanhol. Todos eles, evidente, jogadores que estavam atuando no México durante aquele período. Por exemplo, o “Luis Pereira” na dublagem original era Enrique Borja, um dos maiores ídolos do América do México e campeão nacional nos anos 70.

Já o “Ataliba” deles entretanto era o meia Willy Gómes, do Chivas Gualadajara. Gómes foi um dos grandes ídolos daquele time no período. Os goleiros citados por Chaves e Quico posteriormente na versão em espanhol de “Jogando Futebol” são estes:

Calderón – Ex-Chivas Gualadajara
Rafael Puente – Ex-Atlante e América
Hector Brambilla – Ex-Atlas e León
“El Gato” Marín – Argentino, ex-Cruz Azul
Gomola – Polonês, ex-Atlético Español e Zacatepec

Outro episódio cita Zico, Romário e Taffarel

Mas existe um outro episódio de “Chaves” que fala de futebol chamado “Jogando Bola”. Exibido originalmente em 1973, o SBT não o exibiu muitas vezes no Brasil. Todavia não ficou muito conhecido entre os fãs do seriado por aqui. Na dublagem em português são citados grandes ídolos do futebol brasileiro. Dentre eles, Zico, Romário, Taffarel, Velloso e Ronaldo (não o “Fenômeno”, mas o goleiro, ex-Corinthians). Na versão original, os jogadores homenageados são os mesmos de “Jogando Futebol”. Salvo a exceção de “Pajarito” Cortes, um goleiro que atuou no Zamora e América do México.

Assista na integra o episódio “Jogando Futebol”, de “Chaves” 

LEIA MAIS: Astralis derrota Liquid e é campeã da BLAST Pro Series São Paulo