Grande ABC pode não ter representante no Paulistão pela primeira vez desde 2000

Com o rebaixamento do São Caetano, o Grande ABC, região tradicional no futebol paulista, pode não ter nenhum representante na elite do futebol paulista pela primeira vez em 20 anos. A última vez que isso ocorreu foi no Paulistão de 2000.

Antonio Carlos Junior
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Facebook São Caetano

Ainda não conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique aqui e se inscreva!

O São Caetano era o último representante da região no Paulistão e, com o empate contra o São Paulo nesta quarta-feira, foi rebaixado para a série A2 do Campeonato Paulista. A equipe havia sido rebaixada em 2013 e reconquistado o acesso em 2017. Após duas temporadas, o Azulão voltará a disputar a séria A2.

Outros times da região também alcançaram o sucesso no futebol paulista nos últimos anos, é o caso do Santo André, São Bernardo e do Água Santa, de Diadema. Uma série de rebaixamentos, entretanto, fez minguar a participação da região no Paulistão,

O Santo André, vencedor da Copa do Brasil em 2004, chegou a incomodar em algumas temporadas na elite paulista. A equipe, porém, foi rebaixada em 2018 e briga no meio da tabela na série A2.

Chamado popularmente de “Tigre do ABC. O São Bernardo também chegou a elite do futebol paulista, onde atuou de 2011 até 2017, quando foi rebaixado com a segunda pior campanha. A equipe vem lutando para escapar do rebaixamento também na série A2.

Por fim, o Água Santa disputou a elite paulista apenas em 2016, após ter subido da A2 em 2015. Após a queda a equipe não conseguiu mais o acesso nas temporadas seguintes. As esperanças do ABC, no entanto, recaem sobre a equipe, que atualmente lidera a segunda divisão do campeonato paulista, para que o ABC não fique sem nenhum representante na elite do paulista.

LEIA MAIS

Sabe tudo sobre o Corinthians? Faça o teste e comprove!

Sabe tudo sobre o Palmeiras? Faça o teste e comprove!

São Caetano x São Paulo: veja a provável escalação do Azulão para enfrentar o Tricolor