Automobilismo

Lewis Hamilton domina último treino livre para o GP da Austrália de F1

Publicado às

Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Lewis Hamilton

Foto: Lewis Hamilton

Crédito: Getty Images

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, prova que abre a temporada 2019 da Fórmula 1. Neste sábado (16), o inglês da Mercedes, que havia liderado as duas sessões realizadas na sexta-feira, tornou a comandar um treinamento, desta vez cravando 1min22s292 na melhor de suas voltas, usando pneus macios.

A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel, que ficou 0s264 distante do tempo obtido por Hamilton. Charles Leclerc, companheiro do tetracampeão do mundo na Ferrari, foi o terceiro mais veloz da sessão, sendo seguido pela surpreendente dupla da Haas, equipe que vu Romain Grosjean se colocar em quarto, ficando à frente de Kevin Magnussen.

Pierre Gasly cravou o sexto melhor tempo do exercício com a Red Bull, ficando à frente de Valtteri Bottas, apenas o sétimo com a Mercedes. Daniil Kvyat demonstrou força com a Toro Rosso e cravou a oitava melhor marca, enquanto Max Verstappen, companheiro de Gasly, foi o nono melhor. O grupo dos dez mais rápidos foi completado por Daniel Ricciardo, que estreia neste final de semana pela Renault.

A Fórmula 1 terá a partir das 3h, pelo horário de Brasília, a definição do grid de largada para a primeira etapa da temporada 2019. O Grande Prêmio da Austrália será disputado no domingo (17), a partir das 2h10.

Confira como foi o terceiro treino livre em Melbourne

O treinamento foi iniciado pontualmente à 0h, pelo horário de Brasília, com sol e 22°C no Albert Park. Logo a Williams mandou seus dois pilotos à pista, com Robert Kubica sendo o primeiro a registrar tempo, sendo superado por George Russell, que anotou 1min30s332. Os pilotos do time de Grove seguiram trocando voltas mais rápidas, enquanto os competidores de outras equipes não iam à pista.

Pierre Gasly acabou com a farra dos pilotos da Williams ao anotar 1min26s159 com a Red Bull, marca que logo foi pulverizada por Max Verstappen, seu companheiro de equipe, que registrou 1min25s106, mesmo cometendo um erro no terceiro setor. Uma saída de box no início do treinamento entre Lando Norris, da McLaren, e Kubica, entrou em investigação. Os dois quase colidiram no pit lane.

Daniel Ricciardo partiu à pista e colocou a Renault na segunda posição da classificação, justamente atrás de Verstappen. Minutos depois, foi a vez de Daniil Kvyat colocar a Toro Rosso na liderança, com 1min24s860, enquanto Romain Grosjean, da Haas, se colocou 0s009 atrás do “Torpedo”. O time americano ainda viu Kevin Magnussen se colocar em terceiro.

Ferrari e Mercedes mandaram seus pilotos à pista pela primeira vez com 24 minutos de sessão, e Sebastian Vettel cravou 1min23s739 logo em seu giro inicial, sendo seguido por Valtteri Bottas e Charles Leclerc. Alguns minutos depois, Lewis Hamilton partiu para sua volta rápida, e tomou a liderança da folha de tempos ao cravar 1min23s699 com o carro da estrela de três pontas.

Quem seguiu mostrando um bom desempenho no final de semana foi Kimi Räikkönen, que chegou a metade do treinamento com o quinto lugar com a Alfa Romeo. Bottas se colocou na frente momentaneamente, mas logo viu Lewis Hamilton anotar 1min23s360. Kubica, por sua vez, raspou o muro ao entrar nos boxes, sem causar danos em sua Williams aparentemente.

A sessão seguiu com as Mercedes à frente das Ferraris, enquanto as outras equipes sofriam para se aproximar. Ricciardo colocou a Renault na quinta posição, mas 1s112 atrás do tempo obtido por Hamilton, restando 17 minutos para o final da sessão. Norris protagonizou o primeiro bom momento da McLaren no final de semana, colocando o time de Woking na sexta posição.

Vettel tratou de colocar a Ferrari na ponta da folha de tempos quando restavam 13 minutos, anotando 1min22s556 com os pneus macios, enquanto a Haas, se aproveitando dos compostos macios, colocou Grosjean em segundo, e Magnussen em terceiro. Leclerc rapidamente se colocou a frente das duas Haas, enquanto Hamilton retomou o controle da sessão ao cravar 1min22s292. Bottas, por sua vez, quase rodou no terceiro setor.

A sessão se encaminhou para o final com Hamilton na liderança da sessão, seguido pelas duas Ferraris, com Vettel à frente de Leclerc, e as Haas, com Grosjean em quarto e Magnussen em quinto.

Foto: Getty Images