Marta é aplaudida de pé em discurso na ONU e se emociona

Melhor do mundo por seis vezes, a brasileira Marta discursou e foi aplaudida de pé em evento anual do Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta terça-feira (19), em cerimônia que ocorreu na sede das Nações Unidas, em Nova York. O COI Women and Sport Trophy é uma premiação que coroa mulheres e instituições que lutam por igualdade de gênero nos esportes.

Paulo Silva
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Divulgação/Twitter ONU mulheres Brasil

Em sua discurso, Marta ressaltou sobre o impacto do esporte para a conquista da igualdade de gênero:

“O esporte é uma ferramenta muito poderosa para alcançar a igualdade de gênero. No Brasil, meninas que passaram pelo programa One Win Leads Another, um programa conjunto entre a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e o COI, transformaram suas vidas e mudaram a realidade em torno delas. Temos histórias de meninas que completaram o programa e agora estão jogando em equipes profissionais.”, disse a brasileira.

A jogadora contou também sobre sua vida e sua jornada até conquistar o sonho de sua vida:

“Minha vida não foi fácil. Nasci em uma cidade de 11 mil habitantes , no interior do estado de Alagoas, no norte do Brasil, em uma família pobre. Meu pai, como muitos pais até hoje, saiu de casa quando eu tinha menos de um ano de idade e minha mãe teve que trabalhar muito duro pra sustentar meus três irmãos e eu. Talvez o dia-a-dia exaustivo de trabalho não dava tempo para minha mãe prestar atenção ao falatório na cidade sobre o absurdo que era uma menina jogar futebol no meio de meninos.” relatou ela, com lágrimas de emoção em suas palavras.

Marta é uma das embaixadoras do esporte na ONU em defesa da igualdade dos gêneros, e ela disse um pouco sobre os objetivos do programa:

“Estamos globalmente comprometidos em alcançar a igualdade de gênero até 2030. Há muito a ser feito em tão pouco tempo”, afirmou a jogadora.  

LEIA MAIS:

Neymar fica atrás de Mbappé e até de Icardi em enquete sobre reforços do Real Madrid; veja lista