Futebol

Estatísticas reforçam a importância de Sornoza no Corinthians; confira

Publicado às

Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Crédito: Foto: Divulgação/Agência Corinthians

Segundo reforço mais caro do Corinthians na temporada 2019, o meia Sornoza ainda não empolgou a torcida e quem acompanha as redes sociais durante os jogos percebe algumas críticas em relação ao futebol do equatoriano, que em alguns momentos mostra lentidão. No entanto, os números apresentados pelo jogador são muito bons levando em conta que está apenas no início de passagem pelo Parque São Jorge.

Sornoza disputou 11 dos 15 jogos oficiais em 2019 e é disparado o líder em assistências na equipe. Foram sete passes para gols, o último deles na vitória sobre o Ceará (3 a 1), na última quarta-feira, no Castelão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O camisa 7 deu lançamento de três dedos para Vagner Love, que venceu a marcação e chutou no ângulo de Richard para desempatar a partida.

O meia é o líder da equipe em assistências nas três competições em andamento: Paulistão (três em seis jogos), Copa do Brasil (três em três jogos) e Copa Sul-Americana (uma em dois jogos).

Sornoza é o corintiano com mais cruzamentos certos (11) no Paulistão, Copa do Brasil (5) e Copa Sul-Americana (5), segundo o Footstats.

O meia, que custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres corintianos, ainda segue em busca do primeiro gol com a camisa corintiana. Falta um pouco mais de precisão nas batidas. Na Copa Sul-Americana, ele é o corintiano com mais finalizações (seis, sendo duas certas). Na Copa do Brasil é o terceiro colocado no ranking (seis, sendo duas certas).

Em participações diretas em gols corintianos em 2019, o equatoriano só está atrás de Gustagol, que tem sete gols e duas assistências. O camisa 19 se recupera de dores no joelho e desfalcou a equipe contra Santos e Ceará, e ainda é dúvida para a partida do próximo sábado, contra o Oeste, na Arena, pelo Paulistão.

Números de Sornoza (fonte: Footstats)

Paulistão (seis jogos como titular)

Líder do time em assistências – 3

2º do time em assistências/finalizações – 14

Líder do time em cruzamentos certos – 11

8º do time em finalizações – 5

16º do time em finalizações certas – 1

7º do time em passes certos – 224

5º do time em dribles – 4

3º do time em dribles certos – 3

6º do time em desarmes certos – 8

Copa do Brasil (três jogos como titular)

Líder do time em assistências – 3

Líder do time em assistências/finalizações – 9

Líder do time em cruzamentos certos – 5

3º do time em finalizações – 6

6º do time em finalizações certas – 2

5º do time em passes certos  – 145

6º do time em dribles – 1

Copa Sul-Americana (dois jogos como titular)

Líder do time em assistências – 1

Líder do time em assistências/finalizações ao lado de Gustagol – 4

Líder do time em cruzamentos certos – 5

Líder do time em finalizações – 6

Vice-líder do time em desarmes certos – 3

VEJA TAMBÉM:

Carille projeta reta final da 1ª fase do Paulistão e quer ir com força máxima contra o Oeste 

VÍDEO: Corinthians repete ‘tiki-takas’ de 2018 e troca passes durante 1 minuto em gol de Jadson