Opinião: o que esperar das quartas de final do campeonato paulista?

Ontem terminou a primeira fase do campeonato paulista, o estadual mais disputado do país, e hoje definiram-se os horários dos jogos de ida e volta.

Rafael Rossi Cosentino
Colaborador do Torcedores

Crédito: Twitter oficial da FPF/@FPF_Oficial

O campeonato paulista é aquele torneio que sempre nos proporciona algumas surpresas, e nessa temporada não foi diferente. Isso porque a equipe que terminou com a melhor campanha geral da primeira fase foi o Red Bull Brasil de Campinas, seguido de Palmeiras, Santos e Corinthians. O São Paulo foi apenas o nono melhor time da primeira fase, mas mesmo assim conseguiu a classificação.

Os confrontos das quartas de final definidos são: Red Bull Brasil x Santos, Palmeiras x Novorizontino, Corinthians x Ferroviária e Ituano x São Paulo.

A grande novidade da reta final do campeonato paulista, sem sombra de dúvidas, será a utilização do VAR(árbitro de vídeo), inédito na história do estadual e que já é a grande atração de outras competições internacionais, como a liga dos campeões da Europa, da libertadores, mundial de clubes, copa do mundo e copa das confederações, além de alguns campeonatos nacionais do continente europeu.

Abaixo, vou analisar cada confronto das quartas de final do campeonato paulista, pela ordem das partidas de ida.

Novorizontino x Palmeiras

Pelo terceiro ano consecutivo, Palmeiras e Novorizontino se cruzam nas quartas de final nesse atual formato, mas vale ressaltar que em 2016, o ano que a equipe de Novo Horizonte participou do estadual pela primeira vez, as duas equipes estavam no mesmo grupo. Porém, a equipe do interior não tinha se classificado naquela época. Já em 2017, o alviverde venceu nas duas oportunidades, por 3 a 1 e 3 a 0, respectivamente. No ano passado, novamente o Palmeiras triunfou nos dois jogos, porém com menos dificuldade, por 3 a 0 na ida e uma goleada por 5 a 0 no jogo de volta. Na temporada atual, mesmo sem brilhar muito, acredito em mais uma classificação do Palmeiras, que também é um forte candidato ao título que não vem há quase 11 anos.

Santos x Red Bull Brasil

No histórico geral, as equipes se enfrentaram apenas em três oportunidades, com duas vitórias santistas e apenas uma vitória da equipe do interior. Até ontem eram as melhores equipes do estadual, mas a equipe do Santos, que começou avassaladora a temporada, caiu muito de produção e perdeu alguns jogos, além dos atletas da equipe alvinegra estarem com salários atrasados. Graças a isso, o Santos terminou a primeira fase na segunda colocação do grupo, pode até se classificar, mas não seria surpresa se fosse eliminado para o melhor time do campeonato até o momento.

São Paulo x Ituano

O tricolor paulista, que sofreu para conseguir se classificar, vai jogar o primeiro jogo em casa, porque terminou na segunda posição de seu grupo. É o time que está a mais tempo sem conquistar o estadual, desde 2005, e também o que vive o momento mais turbulento dos times grandes do estado. Pode até conseguir se superar e classificar, mas não é favorito a uma vaga nas semifinais devido ao momento de instabilidade e crise dentro e fora das quatro linhas.

Corinthians x Ferroviária

Depois de um início de temporada instável, devido a uma reformulação no elenco, com mais de 10 contratações, parece que finalmente o técnico Fábio Carille, a grande contratação da temporada para a equipe alvinegra, conseguiu acertar o time. Além de manter o bom desempenho nos clássicos, terá um duelo contra um time bem ajustado da Ferroviária, e que os confrontos recentes nos números estão bem equilibrados. Isso porque em 2016 as equipes empataram, em 2017 a equipe de Araraquara saiu vencedora e no ano passado, o Corinthians venceu de virada. Pelo momento que as equipes vivem, acredito que o atual bicampeão paulista consegue a classificação e é um forte candidato ao tricampeonato.

Veja também:

Vídeo: veja como ficou a sala do VAR que será usada a partir das quartas do Paulistão