Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Os oito passos dos videogames até o Stadia

Oficialmente os videogames então na 8ª Geração. Entretanto, Sony e Microsoft correm para entrar no mercado o mais rápido possível com as novas gerações de PlayStation e Xbox. Contudo, a chegada da Google no mundo dos games pode ser um divisor de água para os consoles.

Filipe Carbone
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: (Reprodução/Internet)

Isso porque, diferente do que foi visto até o momento no mundo dos videogames com os três consoles do mercado, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch, a plataforma Stadia não precisa de um console físico. Apresentado nesta semana, o serviço de jogos da Google oferece jogos por meio de streamer.

Ao longo do tempo, os amantes e viciados em jogos já viram algumas grandes revoluções no mundo eletrônico. Algumas, mesmo sem fazer parte das gerações dos videogames, fizeram parte da história e da mudança na concepção de como os usuários veem os games no mundo.

Além do lançamento de consoles cada vez mais modernos, os fãs foram testemunhas da criação e do falecimento de um dos suportes que foi grande sucesso. O primeiro Gameboy surgiu em 1989 e trouxe uma forma diferente de interação. Diferente das grandes caixas comercializadas até então, a plataforma permitia com que jogadores pudessem jogar os principais jogos da época de qualquer lugar.

Entretanto, a chegada cada vez mais forte das franquias no mercado fez o Gameboy ser deixado de lado. Ainda assim, o “mini console” foi uma das principais revoluções na história dos videogames. De lá pra cá, os consoles foram recebendo cada vez mais tecnologia. Com isso, a chegada de jogos cada vez mais profundos para os usuários.

1ª Geração – 1967

(Reprodução/Internet)

Chegou ao mundo antes da maioria dos amantes de games terem nascido. O mundo começava a engatinhar no ramo da tecnologia e o primeiro console ganhava vida. O Brown Box foi o protótipo e o início do Magnavox Odyssey, que só chegou ao mercado em 1972. O primeiro videogame para ser jogado em uma televisão. Movido a bateria e sem nenhum som, o console só chegou ao Brasil cinco anos depois, em 1977.

2ª Geração – 1977

(Reprodução/Internet)

No mesmo ano em que a primeira geração dos videogames chegava no Brasil, a segunda já estava sendo lançada. O ano de 1977 marcou a chegada do Atari no mercado. Foi nesse ano em que uma das maiores e famosas franquias lançou o Atari 2600. Nele, os amantes em games da época descobriram Space Invaders e três anos depois descobrem o Pacman.

3ª Geração – 1984

(Reprodução/Internet)

A Nintendo e a Sega fizeram uma das principais disputas do console da história. Os apaixonados por jogos certamente já se depararam com a pergunta: “NES ou Master System?”. A Nintendo chegou no mundo dos games com o Nintendo Entertainment System em 1984. Dois anos depois a Sega lançou o Sega Master System.

A concorrência rendeu um dos principais jogos que estão vivo na mente da maioria das pessoas até hoje. A disputa entre as empresas rendeu títulos como , Donkey Kong, Sonic, Maior Bros e Final Fantasy. Foi na disputa entre Mario (Nintendo) e Sonic (Sega) que os consoles superaram os fliperamas pela primeira vez na história.

4ª Geração – 1990

(Reprodução/Internet)

Super Nintendo (SNES), Mega Drive, NeoGeo, Turbo Grafx 16 entram na disputa no início da década de 1990. A disputa rendeu o sucesso de uns e o fracasso de outras. Entretanto, a principal disputa ainda era travada entre Nintendo e Sega. Contudo, neste mesmo ano, Super Mario 3 supera barreiras e se torna o jogo mais vendido da história.

5ª Geração – 1994

(Reprodução/Internet)

O quarto ano da década de 1990 representou um dos maiores saltos tecnológicos na indústria dos jogos. Isso porque a Sony entrou de vez no mercado e lançou o primeiro PlayStation. Dois anos depois, um dos principais consoles do mercado também surgiu: Nintendo 64. Com a Sega ficando pra trás com o Saturn, o duelo de console na época ficou restrito para essas duas gigantes.

6ª Geração – 2000

O ano 2000 marcou o lançamento do console mais vendido até os dias de hoje. Nesse ano a Sony se consolidava ainda mais no mercado com o PlayStation 2. Um ano depois a Microsoft entrou na disputa e apresentou ao mundo o Xbox. A Nintendo, já não sendo uma das principais do mercado, apresentava o Gamecube.

7ª Geração – 2005

A disputa do melhor console do mercado fica cada vez mais restrita entre Microsoft e Sony. Isso porque a Nintendo tentou disputar com as gigantes com o Wii, mas sem sucesso. Por outro lado, chegou a vez de Xbox 360 e PlayStation 3. Foi também nessa geração que surgiram os primeiros controles sem fio. A partir de então, os usuários não ficavam mais presos com o manete nos consoles, podendo aproveitar mais da liberdade que lhes era permitida.

8ª Geração – 2013

(Reprodução/Internet)

Geração que o mundo dos videogames se encontra atualmente. A 8ª geração dos consoles é consolidada apenas por duas gigantes predominantemente: PlayStation 4, da Sony, e Xbox One, da Microsoft. Pela tangente, a Nintendo tenta voltar ao mercado dos consoles com o Nintendo Switch. Com o lançamento de Pokemon Let’s Go, a japonesa começa a reconquistar o coração dos amantes dos games.

Com exceção da diferença de tempo entre a primeira e a segunda geração, nunca na história dos games demorou tanto para a transição de uma pra outra. Entretanto, a Microsoft co