Paulistão 2019: saiba o que está em jogo na última rodada

A fase de grupos do Paulistão chegará ao fim da noite desta quarta-feira (20), com oito jogos. Todos eles valendo alguma coisa, seja por vaga às quartas de final, liderança da chave ou a permanência na série A. Por exigência da Federação Paulista de Futebol, todos os duelos precisam ocorrer no mesmo horário das 21h30 (horário de Brasília).

Rafael Alaby Martins Ferreira
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Crédito: Crédito: Márcio Donizete/Torcedores.com

Torcedores preparou abaixo um Guia sobre o que estará em jogo na 12ª rodada, a última da fase de grupos.

Quarta-feira – 21h30

Ituano x Corinthians – Novelli Júnior

O Ituano já está classificado às quartas de final e agora quer garantir a liderança do grupo D e decidir em casa a vaga à semifinal, contra São Paulo ou Oeste. Para atingir o objetivo, o Galo de Itu precisa ao menos de um empate.

O Timão também garantiu a vaga às quartas de final e depende das próprias forças para confirmar a liderança do grupo C e ter o mando de campo no jogo decisivo.

Palmeiras x Ponte Preta – Allianz Parque

Já classificado às quartas de final após vitória no clássico contra o São Paulo, o Verdão precisa de um empate para confirmar a liderança do grupo B.

Sem chances de avançar ao mata-mata e já classificada ao Troféu do Interior, a Ponte Preta cumpre tabela.

São Caetano x São Paulo – Anacleto Campanella

O São Caetano vive situação muito complicada. Para escapar da queda à série A-2, precisa vencer o rival e torcer para que ao menos o Botafogo-SP não vença o Santos, em Ribeirão Preto. Se o time do interior derrotar o Peixe, o Azulão torce por revés de Bragantino ou Mirassol, respectivamente, contra São Bento e Oeste.

O São Paulo entra em campo pressionado precisando vitória para ficar com a última vaga às quartas de final. Se empatar, torce para o Oeste não vencer o Mirassol por quatro ou mais gols de diferença. Em caso de derrota, o Oeste não pode deixar a Arena Barueri com a vitória.

Botafogo-SP x Santos – Santa Cruz

Vitória garante o Botafogo-SP na série A-1 em 2020. Se não vencer, torce para o São Caetano não derrotar o São Paulo.

O Santos chega à última rodada classificado às quartas de final, mas não dependendo apenas de si para conquistar a liderança do grupo A e consequentemente a melhor campanha geral entre os 16 clubes participantes. Além da necessidade de vitória, o Peixe torce para que o Red Bull Brasil não vença o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa.

Oeste x Mirassol – Arena Barueri

O Oeste vive situação complicada quanto a classificação às quartas de final. A equipe de Barueri necessita da vitória e de derrota do São Paulo contra o São Caetano.

O Mirassol escapa do rebaixamento em caso de empate. Se perder, torce para Botafogo-SP ou São Caetano não vencer.

Guarani x Red Bull Brasil – Brinco de Ouro

Sem chances de ir às quartas de final e já classificado ao Troféu do Interior, o Guarani cumpre tabela em casa.

Classificado às quartas de final, o Red Bull Brasil depende uma vitória simples para assegurar a melhor campanha geral antes do mata-mata.

Novorizontino x Ferroviária – Jorge Ismael De Biasi

Já classificado às quartas de final, o Novorizontino depende de milagre para fechar como líder do grupo B. Precisará vencer a Ferroviária, torcer por derrota do Palmeiras e ainda descontar a diferença no saldo de gols (7 contra 1).

Também classificada às quartas de final, a Ferroviária almeja a liderança do grupo C. Para isso, precisa vencer o Tigre e contar com empate ou derrota do Corinthians para o Ituano.

São Bento x Bragantino – Walter Ribeiro

Rebaixado no último final de semana, o São Bento busca a vitória para encerrar a passagem na série A-1 de forma digna.

O Bragantino possui pequenas chances de quedas à série A-2. Um empate livra a equipe do descenso. Se perder, torce para que São Caetano, Botafogo ou Mirassol não vençam.

VEJA TAMBÉM:

Rodada decisiva do Paulistão terá quatro jogos fora até do PPV; veja como assistir