Saiba como ficará o Paulistão 2020 com a fusão entre Red Bull Brasil e Bragantino

Nesta semana, as diretorias de Red Bull Brasil e Bragantino confirmaram a fusão das duas equipes a partir da Série B deste ano. A junção dos clubes impactará diretamente na composição do Paulistão 2020, e também renderá uma vaga extra entre as equipes que disputam a atual edição da Série A2.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com, trabalho como setorista do Botafogo e futebol nordestino

Crédito: Divulgação - Rafael Moreira - Bragantino

Com esta novidade, três equipes garantirão acesso à elite paulistana no próximo ano. Além dos dois finalistas, – já garantidos conforme regulamento – o time semifinalista detentor da terceira melhor campanha (mesmo eliminado) terá direito ao acesso para a Série A1de 2020.

Este cenário está previsto no regulamento da Série A2 do Campeonato Paulista, que aponta:

“Art. 9º – Terão direito de acesso à Primeira Divisão – Série A1 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da competição.

§ 1º – Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal”.

EFEITO DOMINÓ NA A3

A exemplo da situação ocorrida na segundona paulista, o “acesso extra” também se configura na disputa da Série A3 do Paulistão, justamente para manter a fórmula de disputa com o mesmo número de participantes.

Os dois certames estaduais de acesso terão as suas últimas rodadas da primeira fase neste fim de semana. Em ambas disputas, os oito primeiros colocados garantem vaga no mata-mata. As fases eliminatórias contará com jogos de ida e volta.

Na Série A2, seis equipes já carimbaram passaporte para a reta decisiva (Água Santa, Rio Claro, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus-SP e Inter de Limeira). Com duas vagas restantes, a briga segue acirrada e envolve cinco times: Taubaté (7º, com 18 pontos), Santo André (8º, com 18), Portuguesa (9º, com 17), Votuporanguense (10º, com 16) e Atibaia (11º, com 16). Todos os duelos da última rodada serão disputados às 15h do próximo sábado (30).

Pela Série A3, o cenário é bem parecido: seis equipes já estão garantidas: Velo Clube, Capivariano, Noroeste, Desportivo Brasil, Comercial e Monte Azul, e outras três disputam as duas últimas vagas:  Audax (7º, com 21), Barretos (8º, com 21) e Primavera (9º, com 19). Envolvidos na luta pela sonhada classificação, Audax e Primavera fazem confronto direto na última rodada. Todos os jogos estão programados para às 10h do domingo (31).

LEIA MAIS:
PREOCUPADOS, TORCEDORES PERGUNTAM: COMO SERÁ O NOVO RED BULL BRAGANTINO?
FPF FAZ “BALANÇO POSITIVO” DA ESTREIA DO VAR NO PAULISTÃO
VIROU EXCEÇÃO: GRANDES SÓ ESTIVERAM JUNTOS EM SEMIS DO PAULISTÃO QUATRO VEZES NA ÚLTIMA DÉCADA