Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Racing é a primeira equipe garantida na Libertadores 2020

Nem começou a fase de grupos da Libertadores 2019 e já temos o primeiro participante garantido no campeonato do ano que vem. É o Racing de Avellaneda que classificou-se de forma antecipada. O time terá mais de um ano de preparação para a competição continental.

Juvenal Dias
Jornalista formado pela Universidade P. Mackenzie/SP desde 2013. Atuo na área esportiva desde 2010, quando ingressei no Diário Lance! Lá permaneci por seis anos e tive oportunidade de fazer parte da cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Desde 2017 sou colaborador do Surto Olímpico. Já fui também do Bola Parada. Estou no Torcedores desde meio de 2018.

Crédito: Twitter/ CONMEBOL Libertadores. Equipe de Avellaneda terá mais de um ano para se preparar para competição continental do ano que vem

O Racing teve um desfecho ruim nesta última semana que passou dentro da Copa Sul-Americana. Perdeu para o Corinthians nos pênaltis e foi eliminado ainda na primeira fase da competição. Assim, ficará o restante do ano sem um torneio internacional de relevância em seu calendário. Mas nada como um dia após o outro. Venceu neste domingo (03) dentro do campeonato nacional argentino e garantiu vaga para Libertadores de 2020.

Pela Superliga Argentina, o time, que é o atual líder do campeonato, superou o Estudiantes por 1 a 0, gol de Darío Cvitanich. O jogo foi no mesmo estádio que amargou a eliminação precoce diante do Corinthians. Partida válida pela 21ª primeira rodada do certame. Faltam quatro rodadas para conhecer quem será o campeão. Com 51 pontos, o Racing está na ponta com seis pontos de vantagem para o Defensa y Justicia e um jogo a mais disputado. O que interessa é que, no máximo, pode ser igualado em número de pontos pelo quinto colocado, que hoje é o Tucumán. A equipe tem 36 pontos com 20 jogos disputados. Mas não pode ultrapassar em número de vitórias. O River Plate é o quatro com os mesmos 36 pontos, mas já com 21 partidas também.

Na Argentina, os quatro primeiros colocados são os representantes do país. Hoje seriam Racing, Defensa y Justicia e os dois finalistas de 2018, Boca Juniors e River Plate. Além deles, há uma vaga para o campeão da Copa Argentina. Uma novidade no calendário dos hermanos dá a última vaga a um de seus times. Pela primeira vez será disputada a Copa da Superliga e seu vencedor vai para o torneio continental.

LEIA MAIS

Racing x Corinthians: veja os melhores momentos do jogo pela Sul-Americana