Red Bull consegue feito inédito em primeira fase do Paulistão; Entenda

O Red Bull Brasil venceu o Guarani por 2 a 1, em Campinas, nesta quarta-feira (20). Com isso, atingiu a marca de 27 pontos ao término da primeira fase do Campeonato Paulista. Assim, além de terminar como líder do grupo A, fechou como melhor campanha geral dentre os 16 times.

Juvenal Dias
Colaborador do Torcedores

Crédito: Twitter/ Red Bull Brasil. O time do 'Toro Loko' conquistou algo que nenhum outro time do interior fez até hoje

Inegavelmente o Red Bull não seria apontado como um favorito às melhores campanhas, se fosse feito um questionamento antes de começar o Campeonato Paulista. Eventualmente seria considerado apenas como um candidato a conseguir uma segunda vaga, atrás do Santos. Entretanto, o ‘Toro Loko’, como se autointitula o clube-empresa, fez muito mais que o esperado e terminou a primeira fase com a melhor campanha. Foram oito vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Desde que foi estipulado essa fórmula de disputa do torneio, em 2014, este é um feito inédito. Nesse meio tempo nenhum time do interior havia conquistado a melhor campanha geral desta fase. É um período de quatro anos em que um dos quatro grandes era o mais imponente. No primeiro ano deste formato, o Santos foi o primeiro geral com 36 pontos e o melhor do interior foi o Botafogo-SP, com 28 pontos. Logo depois, no ano seguinte, o Corinthians alcançou 37 e a Ponte Preta foi a quinta equipe, com 28 pontos. Da mesma forma, o Corinthians fez melhor campanha em 2016, com 35 pontos. No entanto, o melhor do interior foi o São Bento, com 27. Sobretudo, é preciso ressaltar que, nestas três primeiras edições, havia 15 jogos na primeira fase, três a mais que hoje em dia. Por isso as pontuações são mais elevadas.

Já em 2017, o Palmeiras tinha sido primeiro com 25 pontos. E o melhor do interior, tinha sido a Ponte Preta, com 22 pontos. No ano passado, novamente o Verdão dominou no começo, com 26 pontos. O Novorizontino chegou a 20. De todas essas edições, apenas em 2015 e 2016, o Red Bull tinha se classificado para às quartas-de-final, mas em nenhuma tinha sido primeiro do seu grupo.

LEIA MAIS

Red Bull Brasil líder geral do Paulistão, sonha alto e pode surpreender nas quartas-de-finais