Relembre 9 São Paulo x Palmeiras marcantes pelo Paulistão

São Paulo x Palmeiras jogam neste sábado (16) pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. Um jogo em si cheio de história e com muitas partidas que entraram para a história dos dois times e da competição.

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Reprodução

E para começar o ‘esquenta’ para o Choque-Rei do final de semana, o Torcedores.com relembra alguns dos maiores São Paulo x Palmeiras que fizeram história do futebol no Paulistão. Jogos recheados de emoção e até polêmica.

O jogo da lama (1951)

O Paulistão de 1950 foi encerrado apenas no ano seguinte e com Palmeiras e São Paulo brigando pela taça. O Tricolor desejava o tri estadual, mas foi impedido pelo Verdão, graças a um gol de Aquiles. O atacante venceu o gramado encharcado e cheio de poças para marcar o gol que decretou o empate por 1 a 1 e deu o título paulista ao Alviverde.

A mão que era cabeça (1971)

Vinte anos depois, os dois times voltariam a decidir um Paulista. O São Paulo venceu por 1a 0, mas a decisão foi cercada por uma das mais históricas polêmicas do futebol brasileiro: o gol de Leivinha, que foi feito com a cabeça, mas que Armando Marques viu mão.

O São Paulo x Palmeiras do dia em que Senna morreu (1994)

No dia 1/5/1994, um São Paulo x Palmeiras estava marcado pelo Paulistão. Horas antes, Ayrton Senna havia morrido em um acidente no GP de San Marino de Fórmula 1. Antes do clássico, vencido pelo Palmeiras de virada por 3 a 2, o minuto de silêncio pelo tricampeão da F1 virou um dos momentos mais emocionantes da história recente: “Olê, olê olê olá… Senna… Senna…”

São Paulo campeão mundial e Paulista (1992)

O São Paulo venceu o Paulistão de 1992, disputado no segundo semestre, e contra um Verdão nos primórdios da ‘Era Parmalat’. E o fez depois de vencer o Barcelona  no Mundial Interclubes do mesmo ano, no Japão. Eis um um vídeo da partida de volta da partida de volta

Aqueles São Paulo x Palmeiras de 2008…

O Tricolor vivia uma década de sonho, com títulos nacionais e internacionais. Já o Alviverde sofria com tropeços dos mais variados. E 2008 foi um ano movimentado no Paulistão entre os dois times. Em especial por confusões, polêmicas e, claro, Valdívia deitando e rolando no Tricolor

São Paulo vence na prorrogação (1978/9)

O Palmeiras ficou perto de ir à final do Paulistão daquele ano (que apenas foi decidido em 1979), mas parou no São Paulo na prorrogação. O sempre impossível Serginho Chulapa marcou o gol que deu aos tricolores, que perderiam a final para o Santos, a vaga na decisão.

O 5 a 1 (1986)

Para os que acham que só a Inter de Limeira deixa tristeza nos palmeirenses em 1986, este 5 a 1 do Tricolor em cima do Verdão no Paulistão daquele ano foi um resultado que muitos torcedores do Alviverde querem esquecer

Robinho x Rogério Ceni (2015)

Para encerrar o texto, a primeira da série de decepções tricolores no Allianz Parque. O Palmeiras venceu o Choque-Rei por 3 a 0 em seu então recém-inagurado estádio. E com o requinte de crueldade que faz muito palmeirense vibrar: o antológico gol de Robinho em cima de Rogério Ceni. Talvez o mais icônico da história do clássico?