Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Relembre craques que falaram em ser “melhor jogador do mundo”, mas não foram

Declarar-se candidato a ser “o melhor jogador do mundo”, não é um bom presságio na vida de possíveis ganhadores do prêmio da Fifa. Jornal espanhol fez uma lista de jogadores que sonharam alto e, no fim, não tiveram sucesso.

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Bola de Ouro/ Divulgação

Um dia eles se enxergaram no tapete vermelho do futebol, perante as câmeras e os holofotes do mundo inteiro. Entre maratonas de viagens, compromissos publicitários, agendas comerciais, eventos midiáticos e até dentro de campo no meio disso tudo, falaram em ser “o melhor jogador do mundo” e também conquistar a Bola de Ouro. Mas o prêmio oferecido anualmente pela Fifa não passou de um sonho.

O jornal espanhol “Marca” elaborou uma lista de alguns craques que se candidataram a receber o título, mas não tiveram êxito.

Mario Balotelli – Esforçado e badalado, o italiano Balotelli declarou em 2016 que “era nota 5, mas chegaria a 10 para ganhar a Bola de Ouro”. Na época, o atacante vestia a camisa do Liverpool e sequer havia sido convocado para a seleção da Itália que disputava a Eurocopa. Está atualmente no francês Olympique de Marselha e sequer é indicado para ser “o melhor jogador do mundo”.

Mesut Özil – Depois de brilhar pela seleção alemã na Copa do Mundo de 2010, Özil chegou ao Santiago Bernabéu. Tamanha era sua autoconfiança, que o meia fez questão de incluir em seu contrato junto ao Real Madrid, uma cláusula que previa bônus caso ele fosse eleito o melhor jogador do mundo. Seu rendimento ficou abaixo da média e a consagração não veio.

Facebook oficial Mesut Özil

Jesé Rodríguez – Mais um jogador que, enquanto jogava pelo Real Madrid, vislumbrou ser o melhor do planeta. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, em 2014, Rodríguez disse que ganharia a Bola de Ouro até 2018. Com histórico de contusões, ele sequer conseguiu ser lembrado para a premiação de “melhor jogador do mundo”.

Robinho – O ex-menino da Vila é outro jogador que também se candidatou a ser “melhor do mundo” e ter a Bola de Ouro em sua galeria. Quando jogava pelo Real Madrid, em 2006, Robinho profetizou que “em dois ou três anos” ganharia o prêmio, conquistado naquela temporada por seu companheiro de equipe, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro. Dois anos depois, Robinho saiu de Madrid e se transferiu para o Manchester City, depois voltou para o Santos, em seguida foi jogar no Milan, mais adiante passou pelo futebol chinês e agora está no Istanbul Basaksehir, da Turquia. Mas não foi para a cerimônia de entrega do prêmio de “melhor jogador do mundo”.

Facebook oficial Robinho

O brasileiro Vinicius Jr, que curiosamente também atua hoje pelo Real Madrid, declarou à rádio espanhola Cadena Ser que “está muito feliz na Espanha” e que “as coisas estão acontecendo muito depressa”. O ex-jogador do Flamengo, que custou € 45 milhões ao clube merengue, tem hoje 18 anos e se imagina preparado para ser o melhor do planeta daqui a sete ou oito anos: “Vejo-me ganhando a Bola de Ouro, não sei com quantos anos, mas com 25 ou 26 estaria bom ganhá-la. Não é fácil, mas com essa idade estarei fazendo as coisas muito bem“, sinalizou.

Desde que Kaká recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo e a cobiçada Bola de Ouro, em 2007, quando atuava pelo Milan, apenas Neymar foi cogitado entre os brasileiros com chances reais de ser agraciado com o prêmio da Fifa. O camisa 10 da seleção brasileira chegou muito perto em 2015 e 2017, quando ficou entre os três melhores do mundo, mas foi superado por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. No entanto, em entrevista recente ao programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, Neymar declarou que, para ele, “ser o melhor do mundo não é uma obsessão”, afirmou que “seu maior sonho é ganhar a Copa do Mundo” e assegurou que “não ter a Bola de Ouro não vai apagar as coisas que ele já fez ou venha a fazer na carreira”. Na premiação do ano passado, em que o croata Luka Modric foi eleito o melhor jogador do mundo, Neymar ficou na 12ª colocação.

Em reportagem sobre o tema no site “ESPN.com.br” na quarta (20), uma enquete para votação dos internautas indicava 10 jogadores da atualidade que supostamente teriam chances de chegar à conquista da Bola de Ouro. Em mais de 13 mil votos, o resultado, até a publicação desse texto, foi o seguinte: o francês Kylian Mbappé, do PSG, vence disparado em primeiro lugar com 65% das votos, seguido por Neymar, também do PSG, com 10%. Na sequência, aparecem Sadio Mané, do Liverpool, com 6%. Depois, Vinicius Jr (Real Madrid) e Salah (Liverpool) com 5%. De Jong (Ajax) com 3%, João Felix (Benfica) e David Neres (Ajax), ambos com 2% e, por último, Bernardo Silva e Gabriel Jesus (que jogam juntos no Manchester City), com apenas 1%.

LEIA MAIS

Saiba quem são os jogadores que já ganharam a Bola de Ouro

CR7 vê Bola de Ouro para Modric como “afronta” e um “estímulo”, diz técnico da Juventus