
Crédito: Divulgação/Williams
Ainda não conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique aqui e se inscreva!
O último final de semana de março marcava o início da temporada de Fórmula 1 de 1994. A abertura da temporada foi no Brasil, no autódromo de Interlagos, onde Senna havia vencido no ano anterior.
Senna estreava pela Williams, equipe mais forte do grid de largada e campeã nas duas temporadas anteriores. Até por isso, era o grande favorito ao título do campeonato e a vencer a corrida. As previsões foram acertadas no treino qualificatório de sábado, quando Senna conseguiu a pole-position, sua 63ª na carreira, com o tempo de 1min15s962. O jovem em ascensão, Michael Schumacher, garantiu a segunda posição com a Benetton.
Na largada o brasileiro deu uma leve patinada, mas conseguiu se manter em primeiro. Schumacher largou mal e foi ultrapassado por Jean Alesi, da Ferrari, no entanto, o alemão recuperaria a segunda posição na volta seguinte. A partir daí o duelo foi dos dois – Alesi, terceiro colocado se encontrava há 20 segundos de Schumacher com apenas 15 voltas.
O excelente trabalho da Benetton durante a parada nos boxes na 22ª volta inverteu os lugares, Schumacher assumiu a liderança e abriu 4s de vantagem para Senna. Lá atrás, Eddie Irvine, companheiro de Rubens Barrichello na Jordan, fechou Jos Verstappen, da Benetton e capotou sobre o carro de Martin Brundle, da McLaren. Irvine receberia duas corridas de suspensão pelo acidente.
Com dificuldades para se aproximar de Schumacher, Senna parou nos boxes para seu segundo pit-stop, o Alemão iria na volta seguinte e retornaria com 9s de vantagem. O talento do tricampeão e problemas de Schumacher com retardatários fizeram Senna diminuir a diferença para 5s. A recuperação, no entanto, não duraria muito. Faltando apenas 16 voltas para o fim, o brasileiro perdeu o controle do carro na subida da Junção e abandonou seu último GP do Brasil.
Schumacher se aproveitou do acidente e diminuiu o ritmo para garantir a vitória, sua primeira em Interlagos e terceira na carreira. O companheiro de Senna, Damon Hill, conseguiria a segunda posição e Alesi fecharia o pódio. Rubinho alcançou a quarta colocação, seu melhor resultado na F1 até aquele momento.
Confira momentos da corrida:
LEIA MAIS
Há 35 anos, Ayrton Senna estreava na Fórmula 1; relembre a corrida